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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62956
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Título: | Uma oficina pedagógica interdisciplinar como estratégia didática para conscientização sobre alimentos industrializados. |
Autor(es): | PAULA, Daniel Wesley Silva de |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade; Formação cidadã; Alimentação |
Data do documento: | 8-Abr-2025 |
Citação: | PAULA, Daniel Wesley Silva de. Uma oficina pedagógica interdisciplinar como estratégia didática para conscientização sobre alimentos industrializados. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | A formação cidadã tem sido a principal meta da educação brasileira. Nesse sentido, sob a ótica do ensino de Química, ele estar voltado para a formação de cidadãos presume desenvolver a capacidade de tomada de decisão e uma visão global de mundo, em uma perspectiva interdisciplinar que presume a complexidade dos diversos fenômenos da realidade. Dessa perspectiva, a Oficina Pedagógica Interdisciplinar enquanto uma estratégia de ensino voltada para a formação cidadã, utiliza de problemáticas relevantes para a sociedade enquanto elemento norteador das discussões e atividades práticas a serem realizadas. Uma problemática presente no mundo contemporâneo tem sido o consumo elevado de alimentos ultraprocessados, o que, em conjunto com hábitos sedentários, tem culminado no aumento expressivo de doenças como: obesidade, câncer, diabetes e hipertensão. Partindo desses pressupostos, e buscando colaborar com a formação dos colegas licenciandos, o objetivo deste trabalho foi contribuir na conscientização dos estudantes do curso de licenciatura em Química do 7º período da UFPE (CAA) acerca do consumo de alimentos ultraprocessados. Para tal, foi realizada uma Oficina Pedagógica Interdisciplinar acerca dos alimentos em questão, a qual foi aplicada em um total de 3 encontros ao longo de 3 semanas. Diversas atividades práticas foram realizadas, como a leitura de rótulos de alimentos, teste de Benedict para açúcares redutores e teste qualitativo da vitamina C em sucos industrializados, além de pesquisas extraclasse. Enquanto instrumentos de coleta de dados, foram aplicados um questionário inicial e outro final, além de feitas gravações de áudio dos encontros da oficina, os quais possibilitaram registrar e analisar as discussões realizadas durante os encontros. A partir dos dados, concluímos a efetividade da estratégia da Oficina em despertar a conscientização acerca do consumo de alimentos ultraprocessados, com os participantes trazendo falas que demonstraram o exercício para a construção do pensamento crítico sobre os impactos do consumo desses alimentos. Ademais, a Oficina possibilitou explorar diversas questões interdisciplinares, como: digestão, carboidratos, balanço energético no organismo e fibras alimentares, por exemplo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62956 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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