Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62956

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorPAULA, Daniel Wesley Silva de-
dc.date.accessioned2025-05-09T16:20:47Z-
dc.date.available2025-05-09T16:20:47Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-05-09-
dc.identifier.citationPAULA, Daniel Wesley Silva de. Uma oficina pedagógica interdisciplinar como estratégia didática para conscientização sobre alimentos industrializados. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62956-
dc.description.abstractA formação cidadã tem sido a principal meta da educação brasileira. Nesse sentido, sob a ótica do ensino de Química, ele estar voltado para a formação de cidadãos presume desenvolver a capacidade de tomada de decisão e uma visão global de mundo, em uma perspectiva interdisciplinar que presume a complexidade dos diversos fenômenos da realidade. Dessa perspectiva, a Oficina Pedagógica Interdisciplinar enquanto uma estratégia de ensino voltada para a formação cidadã, utiliza de problemáticas relevantes para a sociedade enquanto elemento norteador das discussões e atividades práticas a serem realizadas. Uma problemática presente no mundo contemporâneo tem sido o consumo elevado de alimentos ultraprocessados, o que, em conjunto com hábitos sedentários, tem culminado no aumento expressivo de doenças como: obesidade, câncer, diabetes e hipertensão. Partindo desses pressupostos, e buscando colaborar com a formação dos colegas licenciandos, o objetivo deste trabalho foi contribuir na conscientização dos estudantes do curso de licenciatura em Química do 7º período da UFPE (CAA) acerca do consumo de alimentos ultraprocessados. Para tal, foi realizada uma Oficina Pedagógica Interdisciplinar acerca dos alimentos em questão, a qual foi aplicada em um total de 3 encontros ao longo de 3 semanas. Diversas atividades práticas foram realizadas, como a leitura de rótulos de alimentos, teste de Benedict para açúcares redutores e teste qualitativo da vitamina C em sucos industrializados, além de pesquisas extraclasse. Enquanto instrumentos de coleta de dados, foram aplicados um questionário inicial e outro final, além de feitas gravações de áudio dos encontros da oficina, os quais possibilitaram registrar e analisar as discussões realizadas durante os encontros. A partir dos dados, concluímos a efetividade da estratégia da Oficina em despertar a conscientização acerca do consumo de alimentos ultraprocessados, com os participantes trazendo falas que demonstraram o exercício para a construção do pensamento crítico sobre os impactos do consumo desses alimentos. Ademais, a Oficina possibilitou explorar diversas questões interdisciplinares, como: digestão, carboidratos, balanço energético no organismo e fibras alimentares, por exemplo.pt_BR
dc.format.extent88p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.titleUma oficina pedagógica interdisciplinar como estratégia didática para conscientização sobre alimentos industrializados.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1891314413056310pt_BR
dc.description.abstractxCitizenship education has been the primary goal of Brazil’s education. From the perspective of chemistry education, aligning it with the formation of citizens entails fostering decision-making skills and a global worldview through an interdisciplinary approach that acknowledges the complexity of various real-world phenomena. In this context, the Interdisciplinary Pedagogical Workshop, as a teaching strategy aimed at citizen education, employs socially relevant issues as the guiding element for discussion and practical activities. A pressing issue in contemporary society is the high consumption of ultra-processed foods, which, combined with sedentary habits, has led to a significant increase in diseases such as obesity, cancer, diabetes, and hypertension. Based on these premises and aiming to contribute to the education of fellow pre-service Chemistry teachers, this study sought to raise awareness among seventh-semester undergraduate Chemistry students at UFPE (CAA) regarding the consumption of ultra-processed foods. To achieve this, an Interdisciplinary Pedagogical Workshop on these foods was conducted over three sessions spanning three weeks. Several practical activities were carried out, including food label analysis, Benedict’s test for reducing sugars, a qualitative vitamin C test in industrialized juices, and extracurricular research. Data collection instruments included an initial and final questionnaire, as well as audio recordings of the workshop sessions, which enabled the documentation and analysis of the discussions. Based on the collected data, we concluded that the Workshop strategy was effective in fostering awareness about ultra-processed food consumption, as participants provided statements demonstrating critical thinking regarding the impacts of these foods. Furthermore, the Workshop allowed for the exploration of various interdisciplinary topics, such as digestion, carbohydrates, energy balance in the body, and dietary fiber, for example.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Daniel Wesley Silva de Paula.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons