Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62938

Compartilhe esta página

Título: Escaneamento tridimensional utilizando smartphone para análise facial em pacientes que serão submetidos a cirurgia ortognática : um estudo de acurácia e precisão
Autor(es): PIONÓRIO, Leonardo Dias
Palavras-chave: Cirurgia ortognática; Escaneamento 3D; Análise facial; Análise cefalométrica 3D; Acurácia
Data do documento: 2-Out-2024
Citação: PIONÓRIO, Leonardo Dias. Escaneamento Tridimensional utilizando smartphone para análise facial em pacientes que serão submetidos a cirurgia ortognática: um estudo de acurácia e precisão. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Declaração do Problema: A análise facial em cirurgia ortognática é uma etapa importante para o sucesso do planejamento. O Escaneamento facial através do Smartphone pode ser uma alternativa acessível e portátil para adquirir medidas faciais a partir do modelo escaneado. Objetivo: avaliar a acurácia e a precisão do escaneamento 3D utilizando smartphone para análise facial em indivíduos com deformidades dentofacial que serão submetidos a ortognática. Materiais e métodos: A amostra incluiu 22 participantes. Foram realizadas 13 marcações de pontos cefalométricos de referências utilizando método de medida direta através de paquímetro digital calibrado em comparação com o escaneamento 3D através do smartphone Qlone e medidas indiretas no escaneamento através do software Scanner 3D Qlone. Cada participante foi escaneado 3 vezes, para cada varredura, foi exportado um arquivo do modelo 3d em formato OBJ. Esses arquivos foram importados para o software Meshmixer para quantificar as mesmas medidas faciais mensuradas manualmente. Os dados foram analisados pelo software SPSS para avaliar média, mediana, dispersão, acurácia e precisão. Resultados: A acurácia, em porcentagem, das medidas verticais foi de 34,75 ± 40,63, a precisão das medidas verticais 90,23 ± 15,00. Já as medidas horizontais tiveram acurácia de 36,67 ± 40,25 e precisão de 90,48 ± 14,72. Conclusões: O software 3D Qlone apresentou boa reprodutibilidade de imagem, mas revelou discrepâncias na acurácia e precisão, limitando sua aplicação em pacientes com deformidades dentoesqueléticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62938
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LEONARDO DIAS PIONORIO (1).pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons