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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62935

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEMOS, Girleide Tôrres-
dc.contributor.authorVIANA, Sthefany Aparecida de Macedo-
dc.date.accessioned2025-05-09T13:18:32Z-
dc.date.available2025-05-09T13:18:32Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-05-08-
dc.identifier.citationVIANA, Sthefany Aparecida de Macedo. Os sentidos da Educação Inclusiva presente nos relatos dos egressos do curso de Química - Licenciatura do CAA/UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Química - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62935-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como propósito compreender quais sentidos de Educação Inclusiva são mobilizados por professores de Química. Diante das exigências educacionais contemporâneas e da legislação vigente, garantir uma formação que prepare os professores para atuar de maneira inclusiva é essencial para a promoção de um ensino inclusivo. Nesse sentido, investigar como essa temática tem sido tratada na formação inicial dos professores de Química permite identificar possíveis lacunas e contribui para a reflexão sobre práticas pedagógicas mais inclusivas. A presente pesquisa foi realizada com 14 colaboradores, ambos egressos do curso de Química-Licenciatura do CAA/UFPE. Já com relação a abordagem possui abordagem qualitativa e caráter descritivo, que foi conduzida por meio de um questionário exploratório disponibilizado na plataforma Google Forms. Posteriormente, os dados foram analisados seguindo como inspiração a Teoria do Discurso do Sujeito Coletivo, de modo que, os sentidos não foram reconstruídos, ma sim agrupados em respostas semelhantes e assim debatidos ao longo deste trabalho. Já de acordo com as análises, foi possível observar que existe uma lacuna deixada pela formação inicial quanto a discussão da Educação Inclusiva, pois essa discussão se restringe muitas vezes apenas ao estudo da LIBRAS, já em outras nota-se que ocorre de modo assistemático ou não ocorrem. Além disso, os relatos evidenciam uma preocupação dos professores com a própria formação para atuar nesse contexto sobretudo por reconhecerem essa lacuna e buscam sana-las de diversas maneiras. Por fim, é válido enfatizar que, foi possível identificar quais os sentidos trazidos nas falas desses professores para a Educação Inclusiva.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professores em químicapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPráticas inclusivaspt_BR
dc.titleOs sentidos de educação inclusiva presente nos relatos dos egressos do curso de Química - Licenciatura do CAA / UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9503979079100711pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3939938941781273pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to understand which meanings of Inclusive Education are mobilized by Chemistry teachers. Given contemporary educational demands and current legislation, ensuring training that prepares teachers to act in an inclusive manner is essential for promoting inclusive teaching. In this sense, investigating how this topic has been addressed in the initial training of Chemistry teachers allows us to identify possible gaps and contributes to reflection on more inclusive pedagogical practices. This research was conducted with 14 collaborators, all graduates of the Chemistry-Licentiate course at CAA/UFPE. Regarding the approach, it has a qualitative approach and descriptive character, which was conducted through an exploratory questionnaire made available on the Google Forms platform. Subsequently, the data were analyzed following the inspiration of the Discourse Theory of the Collective Subject, so that the meanings were not reconstructed, but rather grouped into similar responses and thus debated throughout this work. According to the analyses, it was possible to observe that there is a gap left by the initial training regarding the discussion of Inclusive Education, as this discussion is often restricted to the study of LIBRAS, while in other cases it is noted that it occurs unsystematically or does not occur at all. Furthermore, the reports show that teachers are concerned about their own training to work in this context, especially because they recognize this gap and seek to fill it in different ways. Finally, it is worth emphasizing that it was possible to identify the meanings brought to Inclusive Education by these teachers' statements.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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