Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62924

Compartilhe esta página

Título: Sensores distribuídos Raman a fibra óptica para monitoramento de temperatura e gestão de ativos no setor de O&G e energia
Autor(es): SILVA, Abinadi Staniscia Rufino da
Palavras-chave: Confiabilidade; Raman; Sensor; Temperatura; O&G; Setor elétrico
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: SILVA, Abinadi Staniscia Rufino da. Sensores distribuídos Raman a fibra óptica para monitoramento de temperatura e gestão de ativos no setor de O&G e energia. 2025. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O monitoramento da temperatura de um equipamento, instalação ou processo permite a obtenção de informações sobre seu estado operacional e assim indicar possíveis não conformidades ou anomalias, que podem resultar na falha e consequentemente na indisponibilidade do serviço. Esses dados de monitoramento são extremamente importantes na gestão de equipamentos ou ativos que devem operar, com segurança, por dezenas de anos sem falhar. Especificamente, no setor de Óleo e Gás (O&G) existem diversos equipamentos que devem operar por mais de 20 anos em um ambiente de alta temperatura, corrosão, pressão e presença de agentes químicos. No setor elétrico especificamente na área de transmissão, encontram-se estruturas de linhas de transmissão e condutores que podem operar por até 30 anos. Essas aplicações necessitam de monitoramento contínuo para garantir sua segurança operacional e disponibilidade durante sua vida útil. O Sensor Óptico Distribuído de Temperatura baseado em espalhamento Raman (SDT-R) possui características interessantes para utilização nessas aplicações, pois possui: medição por dezenas de quilômetros, capacidade de realizar medidas distribuídas ou em vários pontos por toda a extensão da fibra óptica, medição em locais de difícil acesso, uso em ambientes hostis como atmosferas explosivas, plantas nucleares e ambientes com alta interferência eletromagnética. Desta forma, o trabalho busca explorar aplicações do SDT-R no contexto do monitoramento e gestão de ativos do setor de O&G e setor elétrico, além de desenvolver e avaliar requisitos de confiabilidade de um sensor SDT-R experimental para aplicação em poço de petróleo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62924
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Abinadi_03.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons