Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62922

Comparte esta pagina

Título : Cartilha educativa como recurso didático para viabilizar a educação ambiental na área de contaminantes emergentes.
Autor : LAURENTINO, Geowana Maria de Lima
Palabras clave : Contaminantes emergentes; Educação ambiental; Ensino de Ciências; Recurso didático
Fecha de publicación : 14-abr-2025
Citación : LAURENTINO, Geowana Maria de Lima. Cartilha educativa como recurso didático para viabilizar a educação ambiental na área de contaminantes emergentes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2017), os estudantes desde a Educação Básica devem ter um desenvolvimento intelectual baseado em reflexão e análise crítica de temas diversos, como conteúdos que estão alinhados ao seu contexto social, ambiental e econômico. Para um melhor entendimento dessas relações, recursos didáticos podem auxiliar os alunos de maneira interdisciplinar em sua jornada escolar. Assim, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma cartilha educativa sobre contaminantes emergentes como recurso didático para o ensino de Ciências na Educação Básica, com o intuito de promover a compreensão crítica e a conscientização ambiental entre os estudantes, através da educação ambiental. A metodologia adotada foi qualitativa, de natureza exploratória, com base em revisão bibliográfica e elaboração de material educativo interdisciplinar, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A cartilha intitulada “Contaminantes Emergentes – Descobrindo os Poluentes ao Nosso Redor” foi organizada e estruturada para facilitar a compreensão do conteúdo por meio de linguagem acessível, perguntas reflexivas e informações sobre a presença, impactos e métodos de remoção desses poluentes. O material foi planejado para integrar diferentes áreas do conhecimento e estimular o pensamento crítico dos alunos sobre questões ambientais contemporâneas. Os resultados apontam que a cartilha se apresenta como uma ferramenta didática eficaz e potencialmente aplicável em sala de aula, por promover uma abordagem contextualizada, interdisciplinar e que pode conectar-se à realidade dos estudantes. A proposta atendeu aos objetivos estabelecidos e respondeu à problemática ao oferecer um recurso que favorece o engajamento dos alunos em discussões sobre os contaminantes emergentes. Conclui-se que a produção de materiais como este tende a contribuir significativamente para a formação de uma consciência socioambiental. Sugere-se, como desdobramento, a aplicação e avaliação da cartilha em contextos escolares diversos para o desenvolvimento da educação ambiental dos estudantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62922
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCCGeowanaMariadeLimaLaurentino.pdf1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons