Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62913

Comparte esta pagina

Título : Desafios e perspectivas na implementação do novo ensino médio em Pernambuco: um estudo de caso de uma escola de tempo integral no município de Panelas.
Autor : SANTOS, Jonathan Alves dos
Palabras clave : Novo Ensino Médio (NEM).; Escola de Tempo Integral.; Reforma Educacional.
Fecha de publicación : mar-2025
Citación : SANTOS, Jonathan Alves dos. Desafios e perspectivas na implementação do novo ensino médio em Pernambuco: Um estudo de caso de uma escola de tempo integral no município de Panelas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga o processo de implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em uma escola de tempo integral no município de Panelas, Pernambuco. A pesquisa aborda os desafios enfrentados pela equipe docente e pela gestão escolar na adaptação às novas diretrizes educacionais, analisando os impactos na rotina e prática pedagógica dos professores. Além disso, examina as ações e os suportes oferecidos pelos órgãos responsáveis. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. Observou-se que os professores foram amplamente excluídos do processo de construção dessas políticas, desempenhando um papel mais de reação do que de participação na sua construção, visto que não tiveram espaço para isso. Além disso, embora o NEM prometa itinerários formativos personalizados, a realidade da implementação vem evidenciando limitações devido à falta de recursos e vagas, além da frustração gerada entre as ofertas e os interesses dos estudantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62913
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC JONATHAN ALVES DOS SANTOS.pdf476,18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons