Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62913

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Katharine Ninive Pinto-
dc.contributor.authorSANTOS, Jonathan Alves dos-
dc.date.accessioned2025-05-09T11:09:14Z-
dc.date.available2025-05-09T11:09:14Z-
dc.date.issued2025-03-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Jonathan Alves dos. Desafios e perspectivas na implementação do novo ensino médio em Pernambuco: Um estudo de caso de uma escola de tempo integral no município de Panelas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62913-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso investiga o processo de implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em uma escola de tempo integral no município de Panelas, Pernambuco. A pesquisa aborda os desafios enfrentados pela equipe docente e pela gestão escolar na adaptação às novas diretrizes educacionais, analisando os impactos na rotina e prática pedagógica dos professores. Além disso, examina as ações e os suportes oferecidos pelos órgãos responsáveis. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. Observou-se que os professores foram amplamente excluídos do processo de construção dessas políticas, desempenhando um papel mais de reação do que de participação na sua construção, visto que não tiveram espaço para isso. Além disso, embora o NEM prometa itinerários formativos personalizados, a realidade da implementação vem evidenciando limitações devido à falta de recursos e vagas, além da frustração gerada entre as ofertas e os interesses dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNovo Ensino Médio (NEM).pt_BR
dc.subjectEscola de Tempo Integral.pt_BR
dc.subjectReforma Educacional.pt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas na implementação do novo ensino médio em Pernambuco: um estudo de caso de uma escola de tempo integral no município de Panelas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6464562533995452pt_BR
dc.description.abstractxThis Final Paper investigates the process of implementation of the New High School in a full-time school in the municipality of Panelas, Pernambuco. The research addresses the challenges faced by the teaching team and school management in adapting to the new educational guidelines, analyzing the impacts on the pedagogical routine and practice of teachers. In addition, it examines the actions and support offered by the responsible agencies. The research was carried out through semi-structured interviews. It was observed that teachers were largely excluded from the process of constructing these policies, playing a role more of a reaction than of participation in their construction, since they did not have space for this. In addition, although the New High School promises personalized training itineraries, the reality of implementation has been showing limitations due to the lack of resources and vacancies, in addition to the frustration generated between the offers and the interests of students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JONATHAN ALVES DOS SANTOS.pdf476,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons