Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62909
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Josinalva Estacio | - |
dc.contributor.author | SILVA, Luan Kauê Florencio da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T23:57:02Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08T23:57:02Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luan Kauê Florencio da. Relações interpessoais aluno-professor: a influência deste vínculo, junto à afetividade no processo de ensino-aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62909 | - |
dc.description.abstract | O ensino-aprendizagem da matemática, factualmente, se destaca como um dos processos mais complexos e desafiadores do âmbito educacional. Diversos fatores presentes nesse contexto têm dificultado a aprendizagem dessa ciência, tornando-a um grande desafio para os discentes, que veem na educação um meio de desenvolvimento. Esse insucesso pedagógico, por consequência, resulta no distanciamento dos alunos em relação à matemática, fazendo com que os conhecimentos inerentes a essa disciplina, amplamente presentes em seus cotidianos, tornem-se inatingíveis e indesejáveis, dificultando, assim, a construção do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, existe um elemento capaz de mitigar as dificuldades relacionadas à aprendizagem matemática e de contribuir para o progresso integral dos estudantes: a relação entre aluno e professor. Esse vínculo, associado à afetividade, assume um papel determinante na concretização do sucesso pedagógico dos envolvidos. Diante do exposto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso buscou compreender como a relação aluno-professor pode atuar frente às dificuldades do processo de ensino-aprendizagem e, para atender a essa problemática, definimos como objetivo geral analisar de que maneira essa relação pedagógica, aliada à afetividade, influencia os processos desenvolvidos em sala de aula. Utilizando uma metodologia qualiquantitativa, com análise de entrevistas e questionários aplicados a docentes e discentes de uma escola da rede estadual de ensino de Pernambuco, verificamos que esse vínculo, de fato, desempenha um papel central no desenvolvimento pedagógico dos estudantes. Os resultados indicam que, ao estabelecer um relacionamento adequado, os professores conseguem criar um ambiente pedagógico seguro e favorável à aprendizagem, o que potencializa o desempenho acadêmico dos alunos. Em relação à presença da afetividade, constatamos que, embora uma minoria dos entrevistados não a considere relevante, a maioria acredita que ela contribui para a criação de um ambiente escolar mais empático, acolhedor e propício à motivação. Concluímos, portanto, que a relação estabelecida entre professor e aluno, quando permeada pela afetividade, pode atenuar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o sucesso educacional e o desenvolvimento integral dos indivíduos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 97p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Relação | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.title | Relações interpessoais aluno-professor: a influência deste vínculo, junto à afetividade no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1929226436615479 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8476193167277646 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching and learning of mathematics stands out as one of the most complex and challenging processes within the educational sphere. Various factors present in this context have hindered the learning of this science, making it a major challenge for students who see education as a means of development. This pedagogical failure, consequently, results in students becoming distanced from mathematics, causing the knowledge inherent to this subject—so widely present in their daily lives—to become unattainable and undesirable, thereby complicating the construction of the teaching-learning process. However, there is an element capable of mitigating the difficulties related to mathematical learning and contributing to the students' holistic development: the relationship between student and teacher. This bond, when associated with affectivity, plays a crucial role in achieving pedagogical success for those involved. Given this context, the present Undergraduate Thesis aimed to understand how the student-teacher relationship can act in the face of the challenges of the teaching-learning process. To address this issue, we established the general objective of analyzing how this pedagogical relationship, combined with affectivity, influences the processes developed in the classroom. Using a qualitative and quantitative methodology, through the analysis of interviews and questionnaires administered to teachers and students from a public school in the state education network of Pernambuco, we found that this bond indeed plays a central role in the students' pedagogical development. The results indicate that by establishing an appropriate relationship, teachers are able to create a safe and supportive learning environment, which enhances students' academic performance. Regarding the presence of affectivity, we found that although a minority of respondents do not consider it relevant, the majority believe that it contributes to creating a more empathetic, welcoming, and motivating school environment. Therefore, we conclude that the relationship established between teacher and student, when permeated by affectivity, can alleviate the difficulties encountered in the teaching-learning process, thus fostering educational success and the integral development of individuals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Luan Kauê Florencio da Silva.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons