Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62888

Comparte esta pagina

Título : Prevalência de Hipertensão Arterial em Pacientes Atendidos na Clínica de Periodontia da Universidade Federal de Pernambuco
Autor : ARAÚJO, Brenda da Silva
Palabras clave : Periodontite; Doença crônica; Saúde pública
Fecha de publicación : 31-mar-2025
Citación : ARAÚJO, Brenda da Silva. Prevalência de Hipertensão Arterial em Pacientes Atendidos na Clínica de Periodontia da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A hipertensão arterial (HA) afeta, aproximadamente, 1,4 bilhão de pessoas globalmente. Paralelamente, a periodontite afeta quase metade da população mundial adulta – independentemente da gravidade. Ambas são condições crônicas não transmissíveis que representam um importante problema de saúde pública devido à alta prevalência. Esta pesquisa é um estudo retrospectivo de corte transversal, baseado em dados previamente colhidos em prontuários de pacientes atendidos na Clínica de Periodontia da Universidade Federal de Pernambuco, entre março de 2021 e junho de 2024. A amostra estudada foi de 199 pacientes. A prevalência de HA foi de 30,17% (n=60), com uma considerável diferença entre os sexos, sendo mais significativa entre mulheres, com média de idade aproximada de 60 anos em ambos os sexos. Dos 199 prontuários coletados, 21,11% (n=42) estavam sem diagnóstico periodontal e 78,89% (n=157) apresentaram diagnóstico, sendo 70,06% (n=110) de periodontite. A partir da análise descritiva dos dados, observou-se que os valores médios de parâmetros periodontais foram mais altos em pacientes com hipertensão quando comparados aos sem hipertensão. Sob o nível de significância de 5%, o Teste-T de Student para amostras independentes, não evidenciou diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis analisadas nos grupos mencionados. É relevante que a aferição da pressão arterial seja incorporada como procedimento rotineiro nos consultórios odontológicos, devido ao alto número de pacientes que a apresentam elevada. Ademais, é necessário realizar mais estudos para entender melhor as inter-relações entre hipertensão e doenças periodontais, e como a redução dos parâmetros periodontais, por meio de tratamento adequado, pode beneficiar a saúde geral.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62888
Aparece en las colecciones: (TCC) - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Brenda da Silva Araújo.pdf2,68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons