Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62855

Compartilhe esta página

Título: Síntese e estudo de Docking Molecular de derivados selenilados do Eugenol como inibidores da Catecol O-metiltransferase
Autor(es): LOESER, Thiago Ferreira Leão
Palavras-chave: Compostos de Selênio; Docking Molecular; Doença de Parkinson; Eugenol
Data do documento: 29-Jan-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LOESER, Thiago Ferreira Leão. Síntese e estudo de Docking Molecular de derivados selenilados do Eugenol como inibidores da Catecol O-metiltransferase. 2025. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho utilizou o Eugenol como precursor para a síntese de novos compostos selenilados candidatos a inibidores da Catecol O- metiltransferase (COMT). As reações foram realizadas em reator de micro- ondas, em menor tempo (10 min), quando comparado com o aquecimento convencional ou utilizando ultrassom. Assim, resultando também numa maior eficiência, com o menor gasto energético (66 kJ), maior seletividade e rendimento do produto esperado. Os compostos selenilados derivados do eugenol foram obtidos em bons rendimentos 3a-g, entretanto ocorreu um decréscimo no rendimento quanto utilizados diferentes nucleófilos 4a-l. O composto 2-metóxi-4-(2-metóxi-3-(fenilselanil)propil)fenol) 3a apresentou melhor rendimento (88%), entretanto foi observado um decréscimo no rendimento quando grupos doadores de elétrons (metil e metóxi) estão presentes no anel aromático da porção contendo selênio. Além disso, nucleófilos grandes apresentaram redução significativa no rendimento, enquanto nitrogenados (benzilamina e butan-1-amina) não se mostraram adequados para a metodologia utilizada. Os estudos de Docking Molecular mostraram excelentes Energias de Ligação para os compostos 4-(3-((4-clorofenil)selanil)-2-metóxipropil)-2- metóxifenol 3e (ΔG= -6,19 kcal.mol-1 ), 1-(4-hidróxi-3-metóxifenil)-3-(fenilselanil) propan-2-il acetato 4e (ΔG= -6,60 kcal.mol-1 ) e 4-(2-hidróxi-3-(fenilselanil)propil)- 2-metóxifenol 4i (ΔG= -6,63 kcal.mol-1 ), devido à presença do cloro, acetil e hidroxila alquílica, respectivamente. Além disso, os três denotaram geometria favorável para reação com o cofator SAM (S-adenosil-L-metionina), sendo bons candidatos a inibidores da COMT.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62855
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thiago Ferreira Leão Loeser.pdf6,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons