Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62854

Comparte esta pagina

Título : Avaliação do impacto antrópico em peixes costeiros de Pernambuco e Bahia através de análises de contaminantes traço
Autor : JULIO, Taina Guimaraes
Palabras clave : POPs; Metais; Poluição
Fecha de publicación : 24-jul-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : JULIO, Tainá Guimarães. Avaliação do impacto antrópico em peixes costeiros de Pernambuco e Bahia através de análises de contaminantes traço. 2024. Tese (Doutorado em Oceanografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Os peixes apresentam diversidade na morfologia, comportamento, habitat e biologia. Há conhecimento suficiente de suas taxonomias e ciclos de vida, caracterizando-os como bons indicadores de qualidade ambiental e contaminação em organismos marinhos. Algumas espécies de peixe têm importância econômica e a presença de contaminantes pode ser usada para investigar riscos ecológicos e para a saúde humana devido ao consumo de pescado. Investigar os níveis de contaminantes no pescado é importante para assegurar a segurança alimentar da população consumidora. Poluentes orgânicos persistentes (POPs) e metais estão entre os contaminantes mais estudados e preocupantes no meio ambiente, pois seus efeitos podem ameaçar a diversidade biológica dos ecossistemas impactados e a saúde humana. As concentrações de POPs (bifenilas policloradas - PCBs - e pesticidas organoclorados) e metais (As, Cd, Pb, Cu, Cr, Ni, Zn e Hg) foram analisadas em amostras de músculo e/ou fígado nas espécies: Scomberomorus cavalla, Hypanus berthalutzae e Epinephelus itajara. As concentrações de PCBs no fígado foram maiores do que no músculo. Os grupos homólogos de PCBs mais representativos nas amostras foram hexa, hepta e pentaclorobifenilas, respectivamente. Em relação ao pesticida DDT, quando presente, apenas p,p'-DDT, p,p'-DDD e p,p'-DDE foram detectados nas amostras. Os pesticidas HCHs e CHLs não foram encontrados nas amostras. Apenas os metais Cu, As, Cd, Pb e Hg foram detectados nas amostras acima do limite de quantificação (LQ). Apesar da contaminação presente, as três espécies são seguras para consumo pela população adulta, pois apresentaram concentrações abaixo do limite de segurança estabelecido pelas legislações de saúde vigentes. Dessa forma, conclui-se que os níveis de contaminação podem divergir em diferentes espécies de peixes devido à influência de fatores ambientais e biológicos. Além disso, indivíduos diferentes também acumulam concentrações distintas de contaminantes (na mesma população) em função da sua própria história de vida, que pode ser influenciada por inúmeros fatores, tais como sexo e estágio de desenvolvimento gonadal.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62854
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Oceanografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Tainá Guimarães Julio.pdf2,67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons