Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62840

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSÁ CARNEIRO, Ana Rita-
dc.contributor.authorVENTURA, Ana Cecília de Albuquerque-
dc.date.accessioned2025-05-07T20:34:18Z-
dc.date.available2025-05-07T20:34:18Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationVENTURA, Ana Cecília de Albuquerque. A pedagogia do jardim moderno de Roberto Burle Marx e a paisagem americana: práticas paisagísticas no Brasil, na Venezuela e na Costa Rica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62840-
dc.description.abstractRoberto Burle Marx foi o precursor do paisagismo moderno no Brasil por introduzir princípios projetuais inspirados na paisagem americana. Adotando o tripé de higiene, educação e arte, que prioriza a flora autóctone e a hibridez, ele concede uma identidade tipicamente latino-americana na criação de parques e jardins de forte caráter social, desde seus primeiros projetos de espaços públicos no Recife. A hibridez dos projetos de jardins se intensificou com a coleta de plantas realizada nas viagens e no exercício profissional fora do país, a exemplo do projeto do Parque del Este em Caracas, concomitantemente ao do Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro, na década de 1950. A execução dos projetos do Parque del Este e do Aterro ocorreram em conjunto ao da Praça Ministro Salgado Filho, no Recife, e do Jardim Botânico de San Vito de Coto Brus, na Costa Rica, que estabeleceram, entre si, paralelismos compositivos e intercâmbios no repertório florístico dos jardins, contribuindo para a noção de um jardim híbrido. Foi um aprendizado que tem o jardim moderno como protagonista, uma pedagogia do jardim, e que se alinha com os princípios que visam a proteção da paisagem americana formulados pela Carta da Paisagem das Américas (2018). Esse enaltecimento que uniu a flora tropical e a cultura propostos na concepção dos jardins de Burle Marx parece ter contribuído para a constituição de princípios de salvaguarda das paisagens. Assim, este trabalho busca entender o pensamento paisagístico de Burle Marx, em projetos de grande escala e relevância, que espelham a paisagem americana, visando à proteção patrimonial. A metodologia reúne teóricos do jardim e da paisagem na análise dos projetos citados, à aplicação dos conceitos contemporâneos da Carta da Paisagem das Américas que fortalecem a noção de pedagogia do jardim concedida pelo paisagista Roberto Burle Marx.pt_BR
dc.format.extent115 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBurle Marxpt_BR
dc.subjectJardim modernopt_BR
dc.subjectPaisagem americanapt_BR
dc.subjectPaisagismopt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleA pedagogia do jardim moderno de Roberto Burle Marx e a paisagem americana: práticas paisagísticas no Brasil, na Venezuela e na Costa Ricapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8351891460602012pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9554652433700829pt_BR
dc.description.abstractxRoberto Burle Marx was the forerunner of modernity in Brazilian landscaping introducing design principles inspired by the landscape of the Americas. Through a tripod of hygiene, education and art, which prioritizes autochthonous flora and hybridity, he grants a typically Latin American identity in the creation of parks and gardens with a strong social character, since his first projects for public spaces in Recife. The hybridity of his garden designs intensified with the collection of plants during his travels and professional practice outside the country, such as those in Parque del Este in Caracas, and the Aterro do Flamengo project in Rio de Janeiro in the 1950s. The Parque del Este and Aterro projects were carried out simultaneously with the Praça Ministro Salgado Filho in Recife and the San Vito de Coto Brus Botanical Garden in Costa Rica, which established compositional parallels and exchanges in the floristic repertoire of the gardens, contributing to the notion of a hybrid garden. It was an apprenticeship that has the modern garden as its protagonist, a pedagogy of the garden, and which is aligned with the principles aimed at protecting the American landscape formulated by the Charter of the Landscape of the Americas (2018). This emphasis on the tropical flora and culture proposed in the design of Burle Marx's gardens seems to have contributed to the establishment of principles for safeguarding landscapes. Thus, this work seeks to understand Burle Marx's landscape thinking in large-scale and relevant projects that mirror the American landscape, with a view to heritage protection. The methodology brings together garden and landscape theorists in the analysis of the aforementioned projects and the application of contemporary concepts from the Landscape Charter of the Americas, which strengthen the notion of garden pedagogy provided by landscape architect Roberto Burle Marx.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-1169-2463pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ana Cecilia de Albuquerque Ventura.pdf14,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons