Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62832

Compartilhe esta página

Título: Caminhos que contam histórias: a sinalização como ferramenta de comunicação e identidade no Monte Bom Jesus.
Autor(es): FERREIRA, Mirelly Maria Lima
Palavras-chave: Design; Sinalização; Caruaru; Turismo
Data do documento: 8-Abr-2025
Citação: FERREIRA, Mirelly Maria Lima. Caminhos que contam histórias: a sinalização como ferramenta de comunicação e identidade no Monte Bom Jesus. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho aborda a análise e proposição de melhorias para o sistema de sinalização do Monte Bom Jesus, localizado em Caruaru-PE, com o objetivo de torná-lo mais eficiente e acessível, promovendo uma experiência aprimorada para os visitantes. A pesquisa foi conduzida com base na metodologia de Silva (2010), que orientou o desenvolvimento das soluções, alinhando-as aos princípios de design, acessibilidade e comunicação visual. A análise identificou falhas na sinalização existente, como dificuldades de leitura e falta de visibilidade das informações, comprometendo a orientação dos usuários. A coleta de imagens no local foi realizada entre 2022 e 2023, observando variações na sinalização durante esse período e a possibilidade de alterações até a publicação do trabalho. As propostas apresentadas buscam resolver os problemas identificados, oferecendo soluções de sinalização mais claras, visíveis e inclusivas. O estudo também destaca a importância da sinalização como um instrumento essencial para a inclusão social e segurança dos visitantes, evidenciando o impacto positivo de um sistema de sinalização bem planejado na experiência do usuário.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62832
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mirelly Maria Lima Ferreira.pdf41,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons