Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62831

Compartilhe esta página

Título: A formação inicial de professores de matemática: ênfase no ensino inclusivo para estudantes surdos.
Autor(es): SILVA, Maria Claudia Azevedo da
Palavras-chave: Professores de matemática; Inclusão de alunos surdos; Formação Inicial; Saberes docentes; Educação matemática inclusiva
Data do documento: 2-Abr-2025
Citação: SILVA, Maria Claudia Azevedo da. A formação inicial de professores de matemática: ênfase no ensino inclusivo para estudantes surdos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A temática da Educação Inclusiva tem conquistado um espaço crescente nos cursos de formação de professores. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo compreender as percepções de licenciandos do curso de matemática da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA) acerca do ensino na perspectiva inclusiva para estudantes surdos. Para isso, o estudo se baseou em pesquisas previamente conduzidas sobre a formação de profissionais dessa área, considerando que os conhecimentos docentes são essenciais para um ensino inclusivo. O referencial teórico está estruturado em três capítulos: a Educação Especial e Inclusiva no Brasil e a comunidade surda; formação de professores(as) de matemática e o ensino na perspectiva inclusiva. A metodologia de coleta de dados foi realizada por meio de um formulário online no Google Forms, direcionado a 10 estudantes dos períodos finais do curso de licenciatura em Matemática da UFPE/CAA. A pesquisa revelou que os licenciados em Matemática entendem o conceito de educação inclusiva, mas se sentem inseguros ao ministrar aulas para estudantes surdos e ao ensinar dentro de uma abordagem inclusiva. Logo, considera-se necessário que os nos cursos de formação inicial de professores de Matemática promovam estudos sobre o ensino na perspectiva inclusiva visando garantir o ensino de qualidade e equitativo, tal como proposto em algumas leis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62831
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA CLAUDIA AZEVEDO DA SILVA.pdf801,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons