Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62831
Compartilhe esta página
Título: | A formação inicial de professores de matemática: ênfase no ensino inclusivo para estudantes surdos. |
Autor(es): | SILVA, Maria Claudia Azevedo da |
Palavras-chave: | Professores de matemática; Inclusão de alunos surdos; Formação Inicial; Saberes docentes; Educação matemática inclusiva |
Data do documento: | 2-Abr-2025 |
Citação: | SILVA, Maria Claudia Azevedo da. A formação inicial de professores de matemática: ênfase no ensino inclusivo para estudantes surdos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | A temática da Educação Inclusiva tem conquistado um espaço crescente nos cursos de formação de professores. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo compreender as percepções de licenciandos do curso de matemática da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA) acerca do ensino na perspectiva inclusiva para estudantes surdos. Para isso, o estudo se baseou em pesquisas previamente conduzidas sobre a formação de profissionais dessa área, considerando que os conhecimentos docentes são essenciais para um ensino inclusivo. O referencial teórico está estruturado em três capítulos: a Educação Especial e Inclusiva no Brasil e a comunidade surda; formação de professores(as) de matemática e o ensino na perspectiva inclusiva. A metodologia de coleta de dados foi realizada por meio de um formulário online no Google Forms, direcionado a 10 estudantes dos períodos finais do curso de licenciatura em Matemática da UFPE/CAA. A pesquisa revelou que os licenciados em Matemática entendem o conceito de educação inclusiva, mas se sentem inseguros ao ministrar aulas para estudantes surdos e ao ensinar dentro de uma abordagem inclusiva. Logo, considera-se necessário que os nos cursos de formação inicial de professores de Matemática promovam estudos sobre o ensino na perspectiva inclusiva visando garantir o ensino de qualidade e equitativo, tal como proposto em algumas leis. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62831 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA CLAUDIA AZEVEDO DA SILVA.pdf | 801,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons