Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62802
Comparte esta pagina
Título : | Abordagem de conceitos químicos através da metodologia da problematização: uma sequência didática que discute a poluição hídrica. |
Autor : | XAVIER, Gustavo Coelho |
Palabras clave : | Problematização; Conceitos químicos; Poluição hídrica; Arco de Maguerez; Autonomia |
Fecha de publicación : | 10-abr-2025 |
Citación : | XAVIER, Gustavo Coelho. Abordagem de conceitos químicos através da metodologia da problematização: uma sequência didática que discute a poluição hídrica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | Nas últimas décadas o mundo vem passando por diversas mudanças que alteraram a forma como as pessoas recebem informações, processo este que traz a necessidade de substituir um ensino fragmentado e descontextualizado de ciências por metodologias de ensino inovadoras que tem como intuito estimular a autonomia e o pensamento crítico dos estudantes, como as metodologias ativas. Este trabalho consiste no uso de uma dessas metodologias, a Metodologia da Problematização, para o ensino contextualizado de conceitos químicos a partir da aplicação de uma Sequência Didática Problematizadora (SDP) com o tema Poluição Hídrica. O principal objetivo da pesquisa foi analisar como um instrumento dessa metodologia, o Arco de Maguerez, contribui para o aprendizado de conceitos químicos, como polaridade, forças intermoleculares, mudanças de estado físico, ácidos e bases e ciclo biogeoquímico da água, de maneira crítica e reflexiva por estudantes da educação básica do estado de Pernambuco. O método de pesquisa aplicado consiste na coleta de dados por meio da observação participante durante a execução da SDP e dos registros de notas de campo e dos materiais produzidos. E a análise dos dados foi realizada pela Análise de Conteúdo, conforme Bardin. Os resultados indicam que os estudantes articularam bem os conceitos químicos trabalhados em sala de aula com o tema poluição hídrica, indicando que o Arco de Maguerez pode contribuir significativamente para o ensino de química. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62802 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gustavo Coelho Xavier.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons