Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62783
Compartilhe esta página
Título: | Uma análise de algumas habilidades de matemática do Enem sob o olhar da modelagem matemática. |
Autor(es): | VASCONCELOS, Arthur Jonas Santos |
Palavras-chave: | modelagem matemática; Enem; habilidades; diversidade cultural |
Data do documento: | 26-Mar-2025 |
Citação: | VASCONCELOS, Arthur Jonas Santos. Uma análise de algumas habilidades de matemática do Enem sob o olhar da modelagem matemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo investigar como algumas habilidades de Matemática da matriz de referência do Enem se alinham com a prática da modelagem matemática, considerando a diversidade cultural e as diferentes realidades dos estudantes brasileiros. A motivação para essa pesquisa surgiu a partir da experiência do autor ao longo de quatro anos ministrando aulas de Matemática para estudantes em fase de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante esse período, observou-se que os alunos demonstraram maior facilidade ao resolver questões que possuem contextos conhecidos por eles. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Barbosa (2001, 2003, 2004), Skovsmose (2000), Tortola e Silva (2022), entre outros, que discutem a modelagem matemática e sua importância na Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental, baseada na análise de documentos e bases de dados oficiais, como a matriz de referência e os microdados do exame, bem como as questões das provas das aplicações regulares de 2021 a 2023 que estão associadas às habilidades que tratam da resolução de situações-problema, avaliação de propostas de intervenção na realidade ou sobre lidar com situações do cotidiano, totalizando 53 questões. Os resultados indicaram que embora as habilidades selecionadas para esse estudo tenham como ideia central abordar situações com referência na realidade, suas aplicações no Enem não se alinham à prática da modelagem matemática. Espera-se que esta pesquisa contribua para reflexões sobre a importância de aproximar o ensino de Matemática da realidade dos estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62783 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Arthur Jonas Santos Vasconcelos.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons