Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62756

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento de um método simultâneo para quantificação de clofazimina e dapsona em comprimidos de associação dose fixa combinada
Autor(es): RIGONATTO, Heloísa Casé
Palavras-chave: hanseníase; clofazimina; dapsona; cromatografia líquida de alta eficiência; extração; quality by design
Data do documento: 8-Abr-2025
Citação: RIGONATTO, Heloísa Casé. Desenvolvimento de um método simultâneo para quantificação de clofazimina e dapsona em comprimidos de associação dose fixa combinada. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Farmácia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A hanseníase, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, é uma doença infecciosa com desfechos graves, que apresenta alta incidência no Brasil. O tratamento atual, a poliquimioterapia única (PQT-U), apresenta desafios relacionados à adesão, tornando necessária a busca por alternativas mais eficientes, como a formulação de uma Associação em Dose Fixa Combinada (ADF) dos antibióticos clofazimina (CLZ) e dapsona (DAP), que fazem parte do esquema terapêutico. A criação desse produto pressupõe o desenvolvimento de métodos para a realização de seu controle de qualidade e desempenho. Assim, neste trabalho, foi desenvolvido um método de doseamento simultâneo para CLZ e DAP em formulação de comprimidos de ADF utilizando Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com detecção por arranjo de diodos (HPLC-DAD), empregando um planejamento fatorial fracionado para otimização das condições analíticas. Esse planejamento abrangeu como fatores o solvente orgânico da fase móvel, temperatura do forno e fluxo da fase móvel — avaliados em dois níveis (-1 e +1), resultando em quatro condições testadas. O método final consistiu na utilização de um gradiente com tampão de ácido fórmico pH 3,5 (50 mM) como fase aquosa e metanol como fase orgânica, com fluxo de 0,8 mL/min e temperatura de 30 °C, obtendo um tempo total de corrida de 40 minutos. Além disso, foi desenvolvido um método de extração dos fármacos do comprimido realizando a avaliação de três solventes, além da influência do banho de ultrassom e a exatidão e precisão do método. O resultado consistiu na utilização de 100 mL de etanol e banho ultrassônico por 15 minutos. Após submeter os comprimidos ao método desenvolvido, foi revelado que eles apresentaram dose abaixo da esperada, sugerindo desafios na etapa de desenvolvimento farmacotécnico, os quais serão investigados para aprimorar formulações futuras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62756
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Heloísa Casé Rigonatto.pdf
  Item embargado até 2026-04-27
1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons