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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62752

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Título: Educação materna e saúde infantil em uma perspectiva regional : uma análise com Propensity Score Matching
Autor(es): MOURA, Síria Monique Alves de
Palavras-chave: Educação materna; Peso baixo ao nascer; Saúde infantil; Propensity Score Matching
Data do documento: 19-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MOURA, Síria Monique Alves de. Educação materna e saúde infantil em uma perspectiva regional: uma análise com Propensity Score Matching. 2024. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A desigualdade regional representa um desafio significativo na saúde pública brasileira, especialmente no contexto da saúde infantil. Este estudo visa examinar a relação entre a educação materna e a saúde infantil para os anos de 2012 e 2022 em todo o Brasil, com análises regionais detalhadas, utilizando dados da Declaração de Nascidos Vivos do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC – DATASUS). Utilizando a técnica de Propensity Score Matching (PSM), foram criados grupos comparáveis de mães com diferentes níveis de educação para controlar o viés de seleção, analisando o impacto do maior nível de educação materna, neste caso, possuir ensino superior completo, na incidência de baixo peso ao nascer. Em 2012, observaram-se efeitos positivos para todas as regiões do país, com exceção do Centro- Oeste. Por outro lado, em 2022, encontrou-se um resultado significativo apenas na região Sudeste, porém com um efeito negativo. Este padrão pode ser interpretado à luz do paradoxo do baixo peso ao nascer, onde regiões mais desenvolvidas podem apresentar maior incidência de baixo peso, devido às melhores condições para salvar bebês prematuros. Intervenções mais abrangentes, que considerem os diversos determinantes da saúde materna e infantil, são essenciais para reduzir o baixo peso ao nascer de forma eficaz. É crucial implementar políticas públicas e intervenções que incentivem a educação das mães não apenas como estratégia para mitigar o baixo peso ao nascer, mas também como um investimento no desenvolvimento social e econômico das famílias e comunidades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62752
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

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