Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62734

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZIMMERMANN, Rogério Dubosselard-
dc.contributor.authorFRANÇA, Eduarda Cordeiro Barnabé de-
dc.date.accessioned2025-04-29T17:41:13Z-
dc.date.available2025-04-29T17:41:13Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.date.submitted2025-04-24-
dc.identifier.citationFRANÇA, Eduarda Cordeiro Barnabé de. Responsabilidade dos professores em relação aos trabalhos práticos executados pelos estudantes nas clínicas de um curso de graduação em odontologia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62734-
dc.description.abstractA formação em Odontologia exige que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e práticos, sendo estes últimos realizados sob supervisão direta dos professores responsáveis pelos tratamentos executados nas clínicas-escola. Essa supervisão implica responsabilidades legais nas esferas civil, penal e administrativa, tornando essencial que os docentes compreendam suas obrigações jurídicas para evitar implicações legais. Este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento dos professores das clínicas do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre sua responsabilidade profissional em relação aos procedimentos supervisionados. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal, com abordagem quali-quantitativa. Participaram 22 professores que concordaram em responder a um questionário estruturado após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (CAAE nº 74946923.5.0000.5208). Os resultados mostraram que 60% dos participantes definiram corretamente as esferas jurídicas, mas apenas 36,4% souberam identificar as instâncias responsáveis por julgá-los em caso de intercorrências clínicas. Além disso, somente 3 dos 13 professores que inicialmente acertaram a definição das esferas demonstraram conhecimento completo sobre os órgãos competentes. O perfil dos participantes revelou uma média de idade de 51,3 anos e tempo médio de formação de 29,3 anos, sendo que todos possuíam doutorado. Apesar da alta qualificação acadêmica, os resultados indicam uma lacuna notável no entendimento jurídico sobre a prática supervisionada. Conclui-se que o conhecimento jurídico dos professores é insuficiente, o que pode expor docentes e instituições a riscos legais. Assim, é fundamental que as instituições de ensino superior promovam capacitações sobre aspectos legais da Odontologia, garantindo maior segurança jurídica no exercício da docência em clínicas-escola.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectbioéticapt_BR
dc.subjectodontologia legalpt_BR
dc.subjectresponsabilidade profissionalpt_BR
dc.titleResponsabilidade dos professores em relação aos trabalhos práticos executados pelos estudantes nas clínicas de um curso de graduação em odontologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coZIMMERMANN, Ivoneide Maria de Melo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1400321587998546pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8152783793292118pt_BR
dc.description.abstractxDental education requires students to acquire both theoretical and practical knowledge, with the latter being carried out under the direct supervision of professors responsible for treatments performed in teaching clinics. This supervision entails legal responsibilities in civil, criminal, and administrative spheres, making it essential for professors to understand their legal obligations to avoid legal implications. This study aimed to analyze the knowledge of professors working in the clinics of the Dentistry course at the Federal University of Pernambuco (UFPE) regarding their professional responsibility for supervised procedures. It is a descriptive, exploratory, and cross-sectional study with a qualitative and quantitative approach. The study included 22 professors who agreed to answer a structured questionnaire after signing the Informed Consent Form (CAAE nº 74946923.5.0000.5208). The results showed that 60% of participants correctly defined the legal spheres, but only 36.4% identified the institutions responsible for judging them in case of clinical incidents. Furthermore, only 3 out of 13 professors who initially answered correctly demonstrated complete knowledge of the competent authorities. The participants had an average age of 51.3 years and 29.3 years of professional experience, all holding doctoral degrees. Despite their high academic qualifications, the results indicate a significant gap in legal understanding regarding supervised practice. It is concluded that professors' legal knowledge is insufficient, potentially exposing both faculty members and institutions to legal risks. Therefore, it is essential for higher education institutions to provide training on legal aspects of Dentistry, ensuring greater legal security in clinical teaching practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Odontologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventivapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Odontologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5065342536406126pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eduarda Cordeiro Barnabé de França.pdf
  Item embargado até 2026-04-30
910,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons