Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62730
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LINS FILHO, Ozéas de Lima Lins | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Maria Fernanda Dantas de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T17:10:23Z | - |
dc.date.available | 2025-04-29T17:10:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-10 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Maria Fernanda Dantas de. Desenvolvimento Motor no Ensino Infantil através da Educação Física. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62730 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento motor infantil é fundamental para o crescimento integral e a aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Este estudo teve como objetivo investigar a influência da Educação Física no desenvolvimento motor de crianças de 0 a 5 anos, destacando os benefícios da prática de atividades físicas regulares e estruturadas nessa faixa etária. Por meio de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa, foi possível identificar que a Educação Física contribui significativamente para o aprimoramento das habilidades motoras fundamentais, como correr, saltar, arremessar e manipular objetos, além de favorecer o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. As atividades lúdicas e os jogos motores, quando planejados e adequados à faixa etária, promovem a coordenação motora, o equilíbrio, a autonomia e a autoestima, além de estimular a adoção de um estilo de vida ativo e saudável desde os primeiros anos. O estudo também evidenciou a importância da formação específica dos profissionais de Educação Física no contexto da Educação Infantil, ressaltando a necessidade de políticas educacionais que reconheçam a disciplina como componente curricular essencial. Assim, conclui-se que a Educação Física desempenha um papel decisivo no desenvolvimento motor infantil, devendo ser integrada de forma sistemática e planejada ao currículo das instituições de ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Ensino Infantil | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento motor no Ensino Infantil através da Educação Física | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6764299000608085 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Motor development in children is essential for the overall growth and learning of children in Early Childhood Education. This study aimed to investigate the influence of Physical Education on the motor development of children aged 0 to 5 years, highlighting the benefits of regular and structured physical activities in this age group. Through a literature review with a qualitative approach, it was possible to identify that Physical Education contributes significantly to the improvement of fundamental motor skills, such as running, jumping, throwing and manipulating objects, in addition to favoring cognitive, emotional and social development. Playful activities and motor games, when planned and appropriate for the age group, promote motor coordination, balance, autonomy and self-esteem, in addition to encouraging the adoption of an active and healthy lifestyle from the early years. The study also highlighted the importance of specific training for Physical Education professionals in the context of Early Childhood Education, highlighting the need for educational policies that recognize the subject as an essential curricular component. Thus, it is concluded that Physical Education plays a decisive role in children's motor development and should be integrated in a systematic and planned manner into the curriculum of educational institutions. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA FERNANDA DANTAS DE CARVALHO .pdf | 199,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons