Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62641

Share on

Title: A atuação do professor de educação física com alunos asmáticos
Authors: SANTOS, Maria Eduarda da Silva
Keywords: Asma; professor; educação física; educação
Issue Date: 24-Mar-2025
Citation: SANTOS, Maria Eduarda da Silva. A atuação do professor de Educação Física com alunos asmáticos. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. Apresentado em: 24 mar. 2025. Orientadora: Lara Colognese Helegda.
Abstract: Este estudo aborda a atuação do professor de Educação Física no contexto escolar com alunos asmáticos, destacando a importância de práticas pedagógicas adaptadas para garantir inclusão, segurança e benefícios à saúde desses estudantes. A pesquisa, caracterizada como uma revisão de literatura integrativa com abordagem quali-quantitativa, analisou 8 artigos selecionados a partir de critérios como ano de publicação (2014-2024), idiomas (português, inglês e espanhol) e relevância temática. Os resultados evidenciaram que a asma, prevalente em 10,9% dos adolescentes, exige conhecimento específico dos professores para identificar crises, adaptar atividades e evitar desencadeadores como exercícios intensos ou alérgenos. Apesar dos benefícios comprovados da atividade física moderada para a função pulmonar e qualidade de vida, 66,7% dos professores relataram não ter alunos asmáticos em suas turmas, indicando lacunas na comunicação entre escola, família e saúde. Conclui-se que a capacitação docente e a integração entre setores são essenciais para promover práticas inclusivas, com ênfase em exercícios de baixo impacto, técnicas respiratórias e ambientes controlados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62641
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - MARIA EDUARDA DA SILVA SANTOS.pdf429,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons