Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62636
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AGRA, Walber de Moura | - |
dc.contributor.author | MORAES, José Vlávison Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-26T00:39:22Z | - |
dc.date.available | 2025-04-26T00:39:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-25 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, José Vlávison Mendes de. Análise das contratações temporárias no interior do Estado de Pernambuco: excepcional interesse público (art. 37, IX, CFR/88) ou abuso de poder político (art.14,§ 9º, art. 19, 22 da LC nº 64/90) .2025. Trabalho de Conclusão do Concurso de Graduação de Direito - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62636 | - |
dc.description.abstract | As eleições municipais no interior do Estado de Pernambuco, devido principalmente ao baixo índice de desenvolvimento econômico, industrialização e urbanização, sempre foram marcadas por um jogo político baseado na perpetuação do poder das oligarquias locais, alicerçado na troca de favores. Tal fisiologismo político se caracteriza, sobretudo, na “comercialização” do voto, cuja contrapartida, frequentemente, se traduz no ingresso no serviço público. Com o advento da Constituição Federal do Brasil de 1988, que estabeleceu as bases normativas da organização Estado brasileiro e os princípios da administração pública, sobretudo o artigo 37, inciso I, II, que estendeu o acesso a cargos e empregos públicos mediante o prévio concurso público, com algumas exceções previstas na própria carta política. Dentre as exceções destaca-se o inciso IX do mesmo dispositivo, no qual o constituinte permitiu a contratação temporária de pessoal para atender a necessidades de excepcional interesse público. Esse instituto, cuja finalidade é, exclusivamente, suprir demandas extraordinárias da administração pública, tem sido frequentemente utilizado por gestores públicos, especialmente os chefes do poder executivo de pequenos municípios, como meio para burlar a regra do concurso público. Este trabalho trata-se portanto da análise do princípio da acessibilidade, da regra do concurso público e da excepcionalidade da contratação temporária no âmbito dos municípios do interior do Estado de Pernambuco. A pesquisa propõe verificar se efetivamente os motivos que justificam as contratações temporárias atendem aos requisitos de necessidade excepcional interesse público, estabelecidos no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal ou se estas admissões têm como finalidade beneficiar candidatura desequilibrando a disputa eleitoral entre os candidatos. A pesquisa analisará a legalidade das contratações, a proporção de vínculos precários em relação com os vínculos efetivos, os números de contratações dos municípios da região metropolitana com os demais do interior do Estado e se as circunstâncias são suficientes graves capazes de macular a lisura do pleito eleitoral. Por fim, em função dos resultados da pesquisa será sugerido um red flag, alerta de indícios de uso abusivo da máquina pública, uma conduta standard, que justifica o imediato processamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apurar possível abuso de poder político do Art. 14, §9º, da CF/88, Art. 19, 22 e 23 da Lei Complementar nº 64/90. | pt_BR |
dc.format.extent | 85 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público | pt_BR |
dc.subject | Abuso de Poder Político | pt_BR |
dc.subject | AIJE | pt_BR |
dc.subject | Inelegibilidade | pt_BR |
dc.title | Análise das contratações temporárias no interior do Estado de Pernambuco: excepcional interesse público (Art. 37, IX, CFR/88) ou abuso de poder político (Art. 14, §9º, da CF/88, Art. 19, 22 da LC nº 64/90) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1023931011986978 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Municipal elections in the interior of the state of Pernambuco, mainly due to the low rate of economic development, industrialization and urbanization, have always been marked by a political game based on the perpetuation of the power of local oligarchies, based on the exchange of favors. Such political patronage is characterized, above all, by the “commercialization” of votes, the counterpart of which often translates into entry into the public service. With the advent of the Federal Constitution of Brazil of 1988, which established the normative bases of the organization of the Brazilian State and the principles of public administration, especially article 37, items I and II, which extended access to public positions and jobs through prior public examination, with some exceptions provided for in the political charter itself. Among the exceptions, item IX of the same provision stands out, in which the constituent allowed the temporary hiring of personnel to meet needs of exceptional public interest. This institute, whose purpose is exclusively to meet extraordinary demands of public administration, has been frequently used by public managers, especially the heads of the executive branch of small municipalities, as a means to circumvent the rule of public examination. This work therefore deals with the analysis of the principle of accessibility, the rule of public examination and the exceptionality of temporary hiring within the scope of municipalities in the interior of the State of Pernambuco. The research aims to verify whether the reasons justifying temporary hiring actually meet the requirements of exceptional need in the public interest, established in article 37, item IX, of the Federal Constitution or whether these admissions are intended to benefit the candidacy by unbalancing the electoral dispute between the candidates. The research will analyze the legality of the hiring, the proportion of precarious contracts in relation to the permanent contracts, the number of hirings of the municipalities of the metropolitan region with the others in the interior of the State and whether the circumstances are serious enough to tarnish the fairness of the electoral contest. Finally, based on the results of the research, a red flag will be suggested, an alert for signs of abusive use of public machinery, a standard conduct, which justifies the immediate processing of the Electoral Judicial Investigation Action (AIJE) to investigate possible abuse of political power under Art. 14, §9º, of the CF/88, Art. 19, 22 and 23 of Complementary Law nº 64/90. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direito | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCJ-DDPGP) - Departamento de Direito Público Geral e Processual | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCJ-Curso de Direito | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC José Vlávison Mendes de Moraes.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons