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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62620

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLUSTOSA FILHO, Joaquim-
dc.contributor.authorOLIVEIRA FILHO, José Gustavo Leimig de-
dc.date.accessioned2025-04-25T18:13:32Z-
dc.date.available2025-04-25T18:13:32Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.date.submitted2025-01-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA FILHO, José Gustavo Leimig de. Violações do pacto federativo decorrentes da unificação dos tributos indiretos: a (in)constitucionalidade da EC 132/2023. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62620-
dc.description.abstractA Emenda Constitucional 132/2023 (EC 132/2023) propõe uma reforma tributária de grande impacto no Brasil, focada na unificação dos tributos indiretos por meio da criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). A reforma visa simplificar o sistema tributário brasileiro, eliminar distorções como a cumulatividade de tributos e a guerra fiscal entre os Estados, além de promover maior eficiência na arrecadação. Entretanto, sua implementação traz importantes questões jurídicas relacionadas à preservação do pacto federativo e à autonomia financeira dos entes subnacionais. A Constituição de 1988 estabelece a repartição de competências tributárias entre União, Estados e Municípios como uma garantia de autonomia, e a centralização da arrecadação proposta pela EC 132/2023 levanta o risco de dependência dos Estados e Municípios em relação aos repasses federais. Este estudo oferece uma análise detalhada da EC 132/2023 sob uma perspectiva jurídica, considerando a compatibilidade da emenda com os princípios constitucionais que garantem a autonomia dos entes federados, a legalidade tributária, a isonomia e a capacidade contributiva. A criação de um modelo de competência compartilhada para a gestão do IBS e da CBS é um dos pontos mais inovadores da reforma, mas também suscita desafios operacionais e jurídicos. A centralização da arrecadação requer uma governança fiscal eficiente, que assegure a redistribuição justa dos recursos entre os entes federativos, evitando o comprometimento de suas autonomias financeiras. A reforma também promete melhorar o ambiente de negócios no Brasil, reduzindo os custos de conformidade e aumentando a competitividade das empresas, ao uniformizar as alíquotas e eliminar as distorções fiscais entre os Estados. No entanto, o impacto sobre a justiça fiscal e a regressividade dos tributos indiretos é uma questão central. Para que a EC 132/2023 seja eficaz e respeite os princípios constitucionais, é necessário garantir que a transição para o novo sistema tributário seja acompanhada de mecanismos de compensação para atenuar a carga tributária sobre as camadas mais vulneráveis da população. Por fim, o sucesso da EC 132/2023 dependerá de sua implementação cuidadosa e da criação de mecanismos de coordenação entre União, Estados e Municípios, a fim de assegurar que a redistribuição de receitas seja justa e que o pacto federativo seja fortalecido. A reforma tem o potencial de corrigir as distorções históricas do sistema tributário brasileiro, mas sua efetividade estará condicionada à preservação dos princípios constitucionais e à justiça fiscal.pt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectReforma tributáriapt_BR
dc.subjectFederalismopt_BR
dc.subjectCompetência compartilhadapt_BR
dc.subjectIBSpt_BR
dc.subjectCBSpt_BR
dc.subjectAutonomia federativapt_BR
dc.subjectJustiça fiscalpt_BR
dc.titleViolações do pacto federativo decorrentes da unificação dos tributos indiretos: a (in)constitucionalidade da EC 132/2023pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5595395835928383pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1701116434606691pt_BR
dc.description.abstractxConstitutional Amendment 132/2023 (EC 132/2023) proposes a tax reform with significant impact in Brazil, focused on unifying indirect taxes through the creation of the Goods and Services Tax (IBS) and the Contribution on Goods and Services (CBS). The reform aims to simplify the Brazilian tax system, eliminate distortions such as tax cumulatively and the fiscal war between states, and promote greater efficiency in tax collection. However, its implementation raises important legal issues regarding the preservation of the federal pact and the financial autonomy of subnational entities. The 1988 Constitution establishes the distribution of tax competencies between the Union, States, and Municipalities as a guarantee of autonomy, and the centralization of tax collection proposed by EC 132/2023 raises the risk of States and Municipalities becoming dependent on federal transfers. This study offers a detailed analysis of EC 132/2023 from a legal perspective, considering the amendment’s compatibility with constitutional principles that guarantee the autonomy of federative entities, tax legality, equality, and contributive capacity. The creation of a shared competency model for the management of IBS and CBS is one of the most innovative points of the reform but also brings operational and legal challenges. The centralization of tax collection requires efficient fiscal governance that ensures the fair redistribution of resources among federative entities, avoiding the compromise of their financial autonomy. The reform also promises to improve Brazil's business environment by reducing compliance costs and increasing the competitiveness of companies through the standardization of rates and the elimination of fiscal distortions between states. However, the impact on tax justice and the regressiveness of indirect taxes is a central issue. For EC 132/2023 to be effective and respect constitutional principles, it is necessary to ensure that the transition to the new tax system is accompanied by compensation mechanisms to ease the tax burden on the most vulnerable population. Finally, the success of EC 132/2023 will depend on its careful implementation and the creation of coordination mechanisms between the Union, States, and Municipalities to ensure that revenue redistribution is fair and that the federal pact is strengthened. The reform has the potential to correct historical distortions in the Brazilian tax system, but its effectiveness will depend on the preservation of constitutional principles and tax justice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direitopt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DDPE) - Departamento de Direito Público Especializadopt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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