Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62543

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da intensidade da dor e funcionalidade de indivíduos submetidos a um grupo terapêutico em um serviço de atenção primária em saúde, Recife- PE
Autor(es): PEREIRA, Lais Rodrigues
Palavras-chave: Dor Crônica; Fisioterapia; Sistema Único de Saúde; Atenção Básica à Saúde; Educação em Saúde
Data do documento: 3-Abr-2025
Citação: PEREIRA, Lais Rodrigues. Avaliação da intensidade da dor e funcionalidade de indivíduos submetidos a um grupo terapêutico em um serviço de saúde de Atenção Primária em Saúde - Recife-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O objetivo do estudo foi avaliar a intensidade da dor e a funcionalidade de indivíduos com queixas de dores crônicas, submetidos a um grupo terapêutico em um serviço público de saúde no município de Recife-PE. Estudo quase experimental, realizado no período de setembro-novembro/2024, no Serviço Integrado de Saúde (SIS), Recife-PE. A amostra foi constituída por indivíduos, de ambos os sexos, com queixa de dores crônicas musculoesqueléticas, submetidos a um grupo terapêutico, utilizando cinesioterapia e Educação Popular em Saúde (EPS). A intensidade da dor e a funcionalidade foram avaliadas em dois momentos, antes e após à intervenção proposta, por meio da Escala Visual Analógica da Dor (EVA) e Short Physical Performance Battery (SPPB). Foram realizados 12 encontros, uma vez/semana cada, conduzidos por discentes e docentes do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco. A amostra foi composta por 13 indivíduos, 92% do sexo feminino, com média de idade de 68 anos e 47% relatou dor em membros inferiores. Na comparação dos dados, antes e depois, houve redução na intensidade da dor, EVA= 7,38 para 5,46 pontos (p=0.036), e melhoria da funcionalidade, SPPB= 6,31 para 7,69 pontos (p=0.025). Os achados demonstraram que o uso da EPS combinada à cinesioterapia geraram efeitos benéficos para a população estudada, tanto na percepção da intensidade da dor quanto no nível de funcionalidade, sendo considerada uma experiência relevante para prevenir declínios funcionais, bem como preservar a independência e qualidade de indivíduos com queixa de dor crônica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62543
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lais Rodrigues Pereira.pdf
  Item embargado até 2026-04-25
186,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons