Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62524
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VALENÇA, Manuela Abath | - |
dc.contributor.author | FERREIRA LIMA, Guilherme de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-23T19:48:52Z | - |
dc.date.available | 2025-04-23T19:48:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-10 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Guilherme de Vasconcelos Ferreira. O acordo de não persecução penal nos casos de tráfico privilegiado de drogas. 2025. 45 p. Orientadora: Manuela Abath Valença. Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdade de Direito, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62524 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho investiga a possibilidade de aplicação do acordo de não persecução penal (ANPP) nos crimes de tráfico privilegiado de drogas, analisando os requisitos legais exigidos para a propositura desse recente mecanismo negocial (art. 28-A, do Código de Processo Penal), bem como a discussão acerca da sua natureza jurídica. A partir de revisão bibliográfica, buscouse esclarecer se o reconhecimento da causa de diminuição de pena prevista no art. 33, §4°, da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas), por parte do Ministério Público, viabiliza a propositura do ANPP, evitando a instauração de uma ação penal. Isto porque, considerando a redução da pena, nos termos do art. 28-A, §1° do CPP, a reprimenda mínima cominada ao delito torna-se inferior a 04 anos, respeitando o limite previsto no caput do referido dispositivo. Além disso, concluise que nesses casos o acordo é “necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime”, pois a modalidade privilegiada do tráfico de drogas exige que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique a atividades criminosas nem integre organização criminosa. Não obstante, constatou-se que ainda prevalece uma certa resistência, por parte de promotores e juízes de todo o país, à aplicação do ANPP nos casos de tráfico privilegiado, por diferentes motivos, os quais serão analisados criticamente nesta pesquisa, a partir da jurisprudência dos tribunais superiores sobre a matéria. | pt_BR |
dc.format.extent | 48 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Acordo de não persecução penal | pt_BR |
dc.subject | Tráfico privilegiado de drogas | pt_BR |
dc.subject | Código de Processo Penal | pt_BR |
dc.subject | Lei de Drogas | pt_BR |
dc.title | O acordo de não persecução penal nos casos de tráfico privilegiado de drogas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7138272506341210 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4639632022380361 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work investigates the possibility of applying the Criminal Non-Prosecution Agreement (ANPP) in crimes of privileged drug trafficking, analyzing the requirements for proposing this negotiation mechanism (art. 28-A, of the Brazilian Code of Criminal Procedure — CPP) and the different interpretations of the matter. Based on a bibliographical review, we sought to discuss whether the recognition of the reason for reducing the penalty provided for in art. 33, §4°, of Law n° 11,343/2006 (“Drug Law”), by the Public Prosecutor's Office, makes the proposal of the ANPP viable. That’s because, considering the reduction from 1/6 to 2/3, under the terms of art. 28-A, §1° of the CPP, the minimum penalty imposed on the crime is almost always less than 4 years, respecting the limit set out in the caput of the legal provision cited. In addition, it’s concluded that in these cases the agreement is “necessary and sufficient for the disapproval and prevention of crime”, as the privileged modality of trafficking requires that the agent be primary, with a good record, not engage in criminal activities or be part of a criminal organization. Despite this, it was found that there is still a certain resistance, on the part of prosecutors and judges across the country, to applying the ANPP in cases of privileged trafficking, for different reasons, which will be critically analyzed in this research, based on the case law of the higher courts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direito | pt_BR |
dc.degree.departament | Centro de Ciências Jurídicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCJ-Curso de Direito | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0009-0002-9634-4897 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Guilherme de Vasconcelos Ferreira Lima.pdf | 377,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons