Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62489

Share on

Title: Influência da mobilidade do tornozelo e dos comprimentos do tronco e da coxa sobre a amplitude do agachamento profundo (Deep Squat)
Authors: ARAÚJO, Iury Silva
Keywords: Agachamento profundo; Comprimento da coxa; Comprimento do tronco; Mobilidade do tornozelo
Issue Date: 27-Mar-2025
Citation: ARAUJO, Iury Silva. Influência da mobilidade do tornozelo e dos comprimentos do tronco e da coxa sobre a amplitude do agachamento profundo (Deep Squat). 2025. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Na busca por uma vida saudável ou um corpo mais estético, nota-se um aumento pela procura das academias, especialmente pelo treinamento de força (TF). Dentre os exercícios utilizados nas academias, destaca-se o agachamento que é um exercício para membros inferiores comumente utilizado nas academias, por ser um exercício multiarticular que recruta diversos grupamentos musculares, e possui uma boa relação com os movimentos mais funcionais como sentar e levantar. O presente estudo tem como objetivo avaliar a correlação entre a mobilidade de tornozelo e os comprimentos de tronco e fêmur com a amplitude do agachamento profundo ou deep squat (DS). Os 13 voluntários realizaram 3 repetições do DS gravadas separadamente, a escolha do vídeo foi feita depois da análise do ângulo tronco-coxa e escolhido a de valor mediana. Para todas as análises foram feitas as médias e desvio padrão e foram considerados significantes os valores de p<0,05. A correlação entre o comprimento tronco e o ângulo tronco-coxa apresentou uma baixa correlação, como também a correlação entre as variáveis comprimento da coxa e o ângulo tronco-coxa. A amplitude articular do joelho contribuiu significativamente mais para agachar profundamente do que todas as outras articulações em homens e mulheres. Como esperado, a profundidade do agachamento parece ser determinada principalmente pela cinemática do joelho. Assim, o ângulo de flexão do joelho durante o agachamento é recomendado como um parâmetro para descrever muito bem a profundidade do agachamento. Os comprimentos do tronco, comprimento da coxa, e a mobilidade do tornozelo não apresentam correlações significativas na amplitude do movimento do Deep Squat.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62489
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC IURY SILVA.pdf433,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons