Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62485

Comparte esta pagina

Título : Avaliação da atividade biológica do óleo essencial de Schinus terebinthifolius frente a isolados clínicos provenientes da mucosa vaginal.
Autor : SANTANA, Lucas Wesley Vieira de Santana
Palabras clave : Plantas medicinais; Candida albicans; Streptococcus agalactiae; Infecção vaginal
Fecha de publicación : 4-abr-2025
Citación : SANTANA, Lucas Wesley Vieira de. Avaliação da atividade biológica do óleo essencial de Schinus terebinthifolius frente a isolados clínicos provenientes da mucosa vaginal. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biomedicina) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Infecções causadas por Candida albicans e Streptococcus agalactiae apresentam relevância clínica, principalmente em gestantes, pois resultam em complicações neonatais graves. Diante da crescente resistência aos antimicrobianos convencionais, faz-se necessária a busca por novas alternativas terapêuticas. Nesse contexto, os óleos essenciais, conhecidos por apresentarem diversas propriedades terapêuticas, como antimicrobiana e anti-inflamatória, emergem como potenciais candidatos. O presente estudo objetivou avaliar a atividade antimicrobiana do óleo essencial de Schinus terebinthifolius frente a isolados clínicos de Candida albicans e Streptococcus agalactiae, assim como testar a sua toxicidade. Para análise antimicrobiana, foram testados 5 isolados de cada microrganismo obtidos a partir de amostras de secreção vaginal. A Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Fungicida/Bactericida Mínima (CFM/CBM) foram determinadas pelo método de microdiluição, seguindo diretrizes do CLSI (Clinical and Laboratory Standards Insitute). Os resultados demonstraram que o óleo essencial apresenta atividade antimicrobiana limitada frente aos isolados. No ensaio de toxicidade em células mononucleares do sangue periférico (PBMCs) através do ensaio de viabilidade celular por MTT, a IC50 do óleo essencial foi superior a 100 µg/mL, sugerindo baixa toxicidade aguda nas células humanas. Dessa forma, o presente estudo reforça a importância da pesquisa de produtos naturais na busca de novas abordagens terapêuticas contra infecções microbianas, especialmente, no atual contexto de resistência antimicrobiana.
Descripción : 10
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62485
Aparece en las colecciones: (CB - BM) - TCC - Biomedicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Lucas Wesley Vieira de Santana.pdf807,95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons