Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62433

Comparte esta pagina

Título : Dimensões do empoderamento feminino por meio dos negócios de confecções no Agreste Pernambucano
Autor : LIMA, Mariana Patrícia de
Palabras clave : Gênero; Mulheres; Empoderamento Feminino; Agreste pernambucano das Confecções; Gestoras e proprietárias de negócios
Fecha de publicación : 29-may-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LIMA, Mariana Patricia de. Dimensões do empoderamento feminino por meio dos negócios de confecções no Agreste Pernambucano. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : O presente trabalho teve como objetivo investigar as possibilidades de empoderamento feminino por meio dos negócios próprios do setor de confecções no Agreste Pernambucano, explorando a ocorrência desse fenômeno na região, seus efeitos e as práticas de gestão adotadas por mulheres que atuam como gestoras e proprietárias de negócios. Para isto, a pesquisa fez uso da abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva, com a realização de 14 entrevistas semiestruturadas, nas quais as perguntas foram apoiadas em temáticas como gênero, gestão ordinária e empoderamento feminino, além disso, foram utilizados diário de campo e registros fotográficos. Os resultados foram analisados com base na análise temática de conteúdo. Os principais pontos observados revelaram os seguintes aspectos: o envolvimento precoce com a atividade de confecção, a atração de mulheres de outras localidades para os principais municípios atuantes no setor (Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama), a colaboração familiar nos negócios, a predominância da gestão cotidiana baseada na prática, a terceirização da produção e as dificuldades enfrentadas no gerenciamento do negócio como a questão financeira e a falta de mão de obra qualificada. O trabalho na confecção gerou mudanças significativas na vida das mulheres, refletidas em diversas dimensões de empoderamento, como econômica, psicológica, familiar e sociocultural, política e legal, educacional, saúde e bem- estar. A dimensão política e legal sugere um cenário onde o empoderamento das mulheres ainda é limitado, indicando uma necessidade de maior inclusão e participação feminina nos processos decisórios. Em contrapartida, a esfera econômica apresenta sinais mais promissores de empoderamento. Esta pesquisa busca lançar luz sobre as nuances do empoderamento feminino e a gestão em contextos específicos, como o setor de confecções no Agreste Pernambucano. Sua relevância está na análise de indícios que apontam para um potencial empoderamento feminino em uma realidade regional, destacando o papel dos negócios próprios na promoção da autonomia das mulheres. Os resultados apresentados podem colaborar para a elaboração de políticas e programas de apoio às mulheres gestoras e proprietárias de negócios na região do Agreste Pernambucano, contribuindo assim para o fortalecimento econômico e social local.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62433
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Mariana Patrícia de Lima.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-04-03
1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons