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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62420
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Título : | Conhecimento da Herpetofauna pelos estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual e Particular da Região Metropolitana de Recife |
Autor : | MELO, Thereza Beariz Lira |
Palabras clave : | Herpetologia; Anfíbios; Répteis; Escola; Mitos |
Fecha de publicación : | 17-mar-2025 |
Citación : | MELO. Thereza Beatriz Lira. Conhecimento da herpetofauna pelos estudantes do ensino médio da rede estadual e particular da região metropolitana de Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Cências biológicas ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O primeiro contato com a herpetologia diversas vezes acontece na escola, ainda enquanto crianças, em que se aprende o nome de animais, objetos e cores. Contudo, o ambiente escolar deveria expor os assuntos tratados em aula contextualizando e exemplificando o conteúdo, segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Entretanto, não acontece assim em todas as instituições de ensino, o que ocasiona déficit em certos assuntos e conceitos. Quando se trata de herpetologia, a herpetofauna ainda é pouco retratada em sala de aula, de modo que os alunos levam em consideração mais o que escutam popularmente sobre esses animais. Tal fato leva à ocorrência de mitos sobre os répteis e anfíbios, sendo cada vez mais repassados. Este trabalho focou em pesquisar o quanto os alunos do ensino médio da instituição privada e pública da cidade do Recife, sabem sobre a herpetofauna, os mitos e como influenciam na sua educação, além de desmitificar e disseminar o estudo sobre a ecologia dos répteis e anfíbios de forma geral e específica. Foi comparado se a educação estadual e privada teriam diferenças significativas e quanto ao conhecimento de cada ano do ensino médio. Através de formulários avaliativos, pode-se obter dados do conhecimento dos alunos prévios a uma palestra interventista e após, para observar se houve mudanças em suas respostas, de cunho quantitativo e qualitativo, avaliados e analisados pelo Excel. Dessa forma, os dados obtidos foram concisos quanto à diferença educacional entre a escola estadual e particular, em fator de experiências de vida, em conjunto, com metodologias de ensino diferentes. Diferenças mais destacadas foram em questões relacionadas à vivência pessoal dos estudantes, onde os alunos da escola estadual demonstraram mais proximidade com o assunto, enquanto que os alunos da particular têm mais conhecimento teórico. Comprovado em gráfico que mais 60% dos alunos da escola estadual afirmou não saber a diferença entre répteis e anfíbios, diferentemente da instituição particular, em que esse número foi o total de alunos que afirmou conhecer tais características diferenciais. No entanto, em determinada questão sobre conhecimento popular, 100% dos alunos do estadual demonstraram conhecer sobre a “cobra-de-duas-cabeças” , enquanto que dentre os estudantes da particular, certo número de alunos nunca ouviu sequer falar sobre esses animais. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62420 |
Aparece en las colecciones: | (CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais) |
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