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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62370

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTENEGRO, Juliana Azevedo-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Yasmin Chagas de-
dc.date.accessioned2025-04-16T20:15:54Z-
dc.date.available2025-04-16T20:15:54Z-
dc.date.issued2024-05-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Yasmin Chagas de. O ensino de combinatória nos anos iniciais: uma análise sobre os conhecimentos docentes. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62370-
dc.description.abstractEste estudo analisou os conhecimentos docentes para o ensino de Combinatória, mais especificamente no que tange aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o alcance desse objetivo, desenvolvemos, a partir do estudo de Silva (2023), um curso de formação continuada, que deu base aos professores ampliarem seu conhecimento para a elaboração suas aulas sobre Combinatória. Participaram, de forma voluntária, do processo de formação seis professores do 4° e 5° anos do ensino Fundamental. A formação teve duração de três dias, na qual discutimos as situações, invariantes, representações simbólicas de Combinatória, aprimorando sua compreensão após discussões e análises dos protocolos de respostas dos estudantes, e refletiram sobre como trabalhar a Combinatória em sala de aula. Posteriormente a formação, quatro docentes realizaram uma aula sobre Combinatória, que foram observadas e analisadas e destacadas com base nos conhecimentos docentes de Ball, Thames e Phelps (2008). Além de participarem de uma entrevista semiestruturada, com o intuito de conhecer as participantes e aprofundar nossas análises sobre os conhecimentos mobilizados no ensino de Combinatória. Na análise dos resultados verificamos os diferentes domínios à luz de Ball, Thames e Phelps com respaldo na teoria dos Campos conceituais de Vergnaud (1986). Percebemos que com esta pesquisa conseguimos pontuar diferentes aspectos sobre cada conhecimento docente no ensino de Combinatória nos anos iniciais. No entanto percebemos que o Conhecimento do Horizonte de Combinatória e o Conhecimento de Combinatória e Currículo, foram menos evidenciados durante o processo de ensino, sendo, portanto, discutido a partir das colocações da entrevista. Por fim, acreditamos que o estudo nos possibilitou conhecimentos sobre todos os aspectos do ensino de Combinatória nos anos iniciais, principalmente no que tange o papel do professor na busca da melhoria da aprendizagem desse conteúdo Matemático e a importância da formação continuada no enriquecimento do ensino da Matemática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCombinatóriapt_BR
dc.subjectConhecimento docentespt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Anos Iniciaispt_BR
dc.titleO ensino de combinatória nos anos iniciais : uma análise sobre os conhecimentos docentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6883085352511029pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9069007873489006pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxEste estudo analisou os conhecimentos docentes para o ensino de Combinatória, mais especificamente no que tange aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o alcance desse objetivo, desenvolvemos, a partir do estudo de Silva (2023), um curso de formação continuada, que deu base aos professores ampliarem seu conhecimento para a elaboração suas aulas sobre Combinatória. Participaram, de forma voluntária, do processo de formação seis professores do 4° e 5° anos do ensino Fundamental. A formação teve duração de três dias, na qual discutimos as situações, invariantes, representações simbólicas de Combinatória, aprimorando sua compreensão após discussões e análises dos protocolos de respostas dos estudantes, e refletiram sobre como trabalhar a Combinatória em sala de aula. Posteriormente a formação, quatro docentes realizaram uma aula sobre Combinatória, que foram observadas e analisadas e destacadas com base nos conhecimentos docentes de Ball, Thames e Phelps (2008). Além de participarem de uma entrevista semiestruturada, com o intuito de conhecer as participantes e aprofundar nossas análises sobre os conhecimentos mobilizados no ensino de Combinatória. Na análise dos resultados verificamos os diferentes domínios à luz de Ball, Thames e Phelps com respaldo na teoria dos Campos conceituais de Vergnaud (1986). Percebemos que com esta pesquisa conseguimos pontuar diferentes aspectos sobre cada conhecimento docente no ensino de Combinatória nos anos iniciais. No entanto percebemos que o Conhecimento do Horizonte de Combinatória e o Conhecimento de Combinatória e Currículo, foram menos evidenciados durante o processo de ensino, sendo, portanto, discutido a partir das colocações da entrevista. Por fim, acreditamos que o estudo nos possibilitou conhecimentos sobre todos os aspectos do ensino de Combinatória nos anos iniciais, principalmente no que tange o papel do professor na busca da melhoria da aprendizagem desse conteúdo Matemático e a importância da formação continuada no enriquecimento do ensino da Matemática.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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