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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62361

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Título: Análise dos figurinos de Carrie Bradshaw nos filmes de Sex and the city.
Autor(es): SANTOS, Ana Karoline Nascimento dos
Palavras-chave: Sex and the City; Figurino; Moda; Imagens em movimento
Data do documento: 3-Abr-2025
Citação: SANTOS, Ana Karoline Nascimento dos. Análise dos figurinos de Carrie Bradshaw nos filmes de Sex and the city.2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Neste Trabalho de Conclusão de Curso, apresentamos uma investigação detalhada sobre a importância do figurino como elemento narrativo nos filmes da franquia Sex and the City (SATC). A pesquisa é fundamentada na relação entre moda e cinema, por meio da qual são analisados os trajes da personagem Carrie Bradshaw – não apenas como eles contribuem para a construção da identidade da personagem, mas também como as peças influenciam o consumo e o imaginário coletivo. Neste estudo, utiliza-se o protocolo metodológico baseado nos trabalhos de Bezerra e Miranda (2014) e Gemma Penn (2002), destacando a análise de figurinos como componentes da narrativa cinematográfica em imagens em movimento. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, analisando oito cenas específicas dos filmes SATC – o filme (2008) e SATC – 2 (2010). Cada cena foi selecionada com base na relevância dos figurinos para a construção da personagem e sua conexão com o discurso de moda, explorando a interação entre moda e indústria cultural, mapeando estudos acadêmicos relacionados ao tema, desenvolvendo uma metodologia de análise de figurinos aplicável em contextos cinematográficos (e do audiovisual, no geral) e examinando o impacto dos figurinos na narrativa e no consumo. O figurino de Carrie Bradshaw é investigado como uma extensão de sua identidade, simbolizando mensagens sociais e psicológicas. A pesquisa destaca como os trajes influenciam a percepção do público, conectando a estética cinematográfica ao consumo de moda. A análise aborda elementos como cores, formas, materiais, gestualidade, movimentos de câmera e plano de filmagem, estabelecendo conexões entre narrativa fílmica, contexto sociocultural e mercado da moda. A pesquisa contribuiu significativamente para os campos de cinema, moda e comunicação, ao oferecer uma perspectiva interdisciplinar que evidencia a potência do figurino como vetor de narrativas culturais e estéticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62361
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

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