Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6236
Título: Análise citogénetica comparativa entre Glossophaga soricina, Platyrrhinus lineatus e Sturnira lilium (Phyllostomidae, Chiroptera)
Autor(es): da Silva Calixto, Merilane
Palavras-chave: Phyllostomidae;Bandeamento C;AgNO3;CMA3;DAPI
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: da Silva Calixto, Merilane; José de Souza Lopes, Maria. Análise citogénetica comparativa entre Glossophaga soricina, Platyrrhinus lineatus e Sturnira lilium (Phyllostomidae, Chiroptera). 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Genética, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Cromossomos mitóticos de Glossophaga soricina (2n=32,XY; NF=60), Platyrrhinus lineatus e Sturnira lilium (2n=30,XY; NF=56) foram analisados através da coloração convencional, bandeamento C, impregnação com nitrato de prata (AgNO3) e fluorocromos base-específicos. Dados da análise convencional obtidos para as três espécies estão de acordo com aqueles descritos na literatura, exceto pela morfologia do cromossomo Y de P. lineatus, indicando variação cromossômica geográfica para a espécie. Os blocos de HC na região distal do braço curto dos pares 5, 6, 7 e cromossomo X, observados pelo bandeamento C, em P. lineatus e S. lilium, além da coloração diferencial do braço longo do cromossomo X de Sturnira lilium correspondem a um padrão compartilhado por alguns representantes de Stenodermatinae. A fraca marcação CMA3+ nas regiões heterocromáticas pericentroméricas e distais de alguns cromossomos indica uma predominante associação de heterocromatina com seqüências ricas em pares de bases GC. Contudo, os padrões diferenciais obtidos com o emprego de fluorocromos base-específicos confirmaram a heterogeneidade da HC quanto à sua composição (rica em AT e/ou GC) e comprovaram características diferenciais das seqüências intergênicas associadas às RONs (CMA3 positiva, negativa ou sem especificidade) em representantes de Phyllostomidae
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6236
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Genética

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3685_1.pdf2,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.