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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62354

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Título: Efeito da atividade física nos sintomas de estresse de crianças com idade entre 08 a 12 anos
Autor(es): SILVA, Sabrina Neves da
Palavras-chave: Estresse; Atividade Física; Crianças
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: SILVA, Sabrina Neves da. Efeito da atividade física nos sintomas de estresse de crianças com idade entre 08 a 12 anos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Introdução: O aumento do sedentarismo infantil tem gerado impactos negativos na saúde, como obesidade e transtornos emocionais. A inatividade física está ligada ao aumento da ansiedade e depressão. A prática regular de atividades físicas, conforme recomendado pela OMS, ajuda a reduzir o estresse e traz benefícios físicos, emocionais e sociais. Este estudo investiga como a atividade física pode ser uma estratégia eficaz para combater o estresse e melhorar a saúde das crianças. Objetivo: Este estudo objetiva verificar o efeito de uma intervenção com atividades físicas regular e supervisionada nos níveis de atividade física e estresse em crianças de 08 a 12 anos de idade. Metodologia: Este estudo experimental de abordagem quantitativa foi realizado em Goiana com 120 crianças de 08 a 12 anos, divididas em dois grupos: 90 no grupo experimental (intervenção de 8 semanas com atividades lúdicas) e 30 no grupo controle (sem intervenção). A pesquisa utilizou o PAQ-C para avaliar a atividade física e o ESI para medir o estresse das crianças. A intervenção consistiu em atividades recreativas, como brincadeiras populares, recreação aquática e esportiva, com encontros de 2 horas, duas vezes por semana. A coleta de dados foi feita antes e depois da intervenção para comparar os resultados. Resultados: Após a intervenção, os grupos mostraram mudanças nos níveis de atividade física e estresse. O grupo Esportes teve a maior melhora na atividade física (p=0,005), enquanto o grupo Recreação apresentou a maior redução nos sintomas de estresse(p=0,001). A análise do tamanho do efeito indicou que o grupo Esportes teve um efeito grande na melhoria da atividade física e redução do estresse. O grupo Recreação teve um efeito médio na atividade física e muito pequeno no estresse, enquanto o grupo Natação teve um efeito médio na atividade física, mas muito pequeno no estresse. Conclusão: Após 8 semanas, os esportes aumentaram a atividade física, enquanto a recreação foi mais eficaz na redução do estresse. As intervenções mostraram benefícios para o bem-estar físico e emocional das crianças, destacando a importância de atividades físicas regulares em ambientes escolares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62354
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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