Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62353
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | FELIX, Ketyllen Samara de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T13:26:19Z | - |
dc.date.available | 2025-04-16T13:26:19Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-15 | - |
dc.identifier.citation | FELIX, Ketyllen Samara de Farias. Proposta de sequência didática em ecologia, fudamentada nas metodologias ativas e com foco no ensino médio. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62353 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresentar uma abordagem da transição do ensino tradicional para a busca de renovação dentro das práticas pedagógicas apresentando a necessidade de ampliação de novas oportunidades de aprendizagem, o objetivo principal deste trabalho e o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática direcionada para o ensino de Biologia, envolvendo os princípios das estratégias metodológicas com o foco central no protagonismo do aluno e na construção dos saberes na área do conhecimento sobre ensino da ecologia, o relevante trabalho tem como processo metodológico, a pesquisa do tipo qualitativa com caráter descritivo no procedimento no desenvolvimento da seleção das estratégias metodológicas, especificamente, Sala de Aula Invertida e Rotação por Estação. Ademais, obteve-se resultados na descrição detalhada dos movimentos estruturantes analítico de cada etapa da sequência didática, associada as relações curriculares presente na Base Nacional Comum Curricular, a própria sequência reflete na mobilização de novas implementações educacionais que visa autonomia dos estudantes na participação ativa, a proposta permitir que haja inversão de novas posturas didática o professor ganhar foça na ação de mediador e os estudantes como protagonista central. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | sequência didática | pt_BR |
dc.subject | protagonismo | pt_BR |
dc.title | Proposta de sequência didática em ecologia, fudamentada nas metodologias ativas e com foco no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8813938989986164 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0732066954235310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper presents an approach to the transition from traditional teaching to the search for renewal within pedagogical practices, presenting the need to expand new learning opportunities. The main objective of this paper is the development of a proposal for a didactic sequence aimed at teaching Biology, involving the principles of methodological strategies with a central focus on the student´s protagonism and the construction of knowledge in the area of knowledge about teaching ecology. The relevant work has as its methodological process, qualitative research with a descriptive character in the procedure for developing the selection of methodological strategies, specifically, Inverted Classroom and Rotation by Station. In addition, results were obtained in the detailed description of the analytical structuring movements of each stage pf the didactic sequence, associated with curricular relations present in the National Common Curricular Base. The sequence itself reflects in the mobilization of new educational implementation that aim at the autonomy of students in active participation. The proposal allows for the inversion of new didactic postures, the teacher gain strength in the action of mediator and the students as the central protagonist. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
KETYLLEN SAMARA DE FARIAS FELIX TCC.pdf | 997,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons