Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62353

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorFELIX, Ketyllen Samara de Farias-
dc.date.accessioned2025-04-16T13:26:19Z-
dc.date.available2025-04-16T13:26:19Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.date.submitted2025-04-15-
dc.identifier.citationFELIX, Ketyllen Samara de Farias. Proposta de sequência didática em ecologia, fudamentada nas metodologias ativas e com foco no ensino médio. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62353-
dc.description.abstractEste trabalho apresentar uma abordagem da transição do ensino tradicional para a busca de renovação dentro das práticas pedagógicas apresentando a necessidade de ampliação de novas oportunidades de aprendizagem, o objetivo principal deste trabalho e o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática direcionada para o ensino de Biologia, envolvendo os princípios das estratégias metodológicas com o foco central no protagonismo do aluno e na construção dos saberes na área do conhecimento sobre ensino da ecologia, o relevante trabalho tem como processo metodológico, a pesquisa do tipo qualitativa com caráter descritivo no procedimento no desenvolvimento da seleção das estratégias metodológicas, especificamente, Sala de Aula Invertida e Rotação por Estação. Ademais, obteve-se resultados na descrição detalhada dos movimentos estruturantes analítico de cada etapa da sequência didática, associada as relações curriculares presente na Base Nacional Comum Curricular, a própria sequência reflete na mobilização de novas implementações educacionais que visa autonomia dos estudantes na participação ativa, a proposta permitir que haja inversão de novas posturas didática o professor ganhar foça na ação de mediador e os estudantes como protagonista central.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectensino de biologiapt_BR
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.subjectprotagonismopt_BR
dc.titleProposta de sequência didática em ecologia, fudamentada nas metodologias ativas e com foco no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8813938989986164pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents an approach to the transition from traditional teaching to the search for renewal within pedagogical practices, presenting the need to expand new learning opportunities. The main objective of this paper is the development of a proposal for a didactic sequence aimed at teaching Biology, involving the principles of methodological strategies with a central focus on the student´s protagonism and the construction of knowledge in the area of knowledge about teaching ecology. The relevant work has as its methodological process, qualitative research with a descriptive character in the procedure for developing the selection of methodological strategies, specifically, Inverted Classroom and Rotation by Station. In addition, results were obtained in the detailed description of the analytical structuring movements of each stage pf the didactic sequence, associated with curricular relations present in the National Common Curricular Base. The sequence itself reflects in the mobilization of new educational implementation that aim at the autonomy of students in active participation. The proposal allows for the inversion of new didactic postures, the teacher gain strength in the action of mediator and the students as the central protagonist.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KETYLLEN SAMARA DE FARIAS FELIX TCC.pdf997,96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons