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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62339
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIMA, João Policarpo Rodrigues | - |
dc.contributor.author | SILVA, Danielly Caroliny de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-15T22:37:34Z | - |
dc.date.available | 2025-04-15T22:37:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62339 | - |
dc.description.abstract | No início dos anos 2000, o Brasil viu emergir um debate significativo em torno do novo/social desenvolvimentismo, especialmente focado na região Nordeste. Esta região, historicamente marcada por desafios econômicos e sociais, tornou-se alvo de políticas públicas direcionadas para reverter esse quadro desfavorável. Neste contexto, o presente estudo explora os efeitos de políticas específicas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico do Nordeste, destacando o conceito de novo/social desenvolvimentismo. Conhecida por suas disparidades, a região Nordeste, tem apresentado ao longo dos anos indicadores socioeconômicos inferiores aos de outras regiões do país. No entanto, a partir de 2003, governos progressistas passaram a implementar políticas redistributivas, catalisando um debate sobre o desenvolvimento com intervenção estatal e introduzindo a proposta de novo/social desenvolvimentismo. Sendo assim, este estudo analisa o período de 2003 a 2016, caracterizado pela intensificação de programas sociais e econômicos que visaram mitigar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável na região historicamente menos favorecida do Brasil. Historicamente, o Nordeste passou a ser visto como região, e receber atenção dos programas e políticas sociais do Governo Federal de forma mais intensa, apenas em meados do século XIX, com ampliação no século seguinte. No início do Governo de Juscelino Kubitschek (1956 - 1961), ao passo que o Brasil experimentava um crescimento econômico acelerado, o Nordeste enfrentava uma crise severa, exacerbada pelas secas, o que levou movimentos sociais a exigir reformas estruturais para mitigar esses problemas. Apesar de esforços como a criação do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste (GTDN) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), já nos anos de 1990, mais de três décadas de planejamento regional voltado para o Nordeste, essa região ainda se destacava em âmbito nacional pela precariedade da renda de uma grande parte da sua população. Considerando que, apenas a partir de 2003 o Nordeste passou a crescer a taxas superiores à média nacional, ainda que concentrasse o maior número de pobres do país, a presente pesquisa busca analisar as correntes de pensamento desenvolvimentistas, buscando construir um conceito para o novo/social desenvolvimentismo e, a partir deste, examinar os efeitos das propostas desenvolvimentistas no Nordeste, com base no conceito construído. Os programas representativos escolhidos para análise incluem o Programa Bolsa Família (PBF), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciativas de acesso às cisternas e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esses programas não são entendidos como soluções definitivas para todos os desafios do desenvolvimento regional, mas foram selecionados por abordarem dimensões econômicas e sociais no processo de desenvolvimento do Nordeste, permitindo uma análise abrangente dos efeitos dessas políticas em ambas as dimensões. A partir dessa análise e com base no conceito construído, busca-se determinar se o Nordeste vivenciou, entre 2003 e 2016, um período efetivamente novo/social desenvolvimentista. A análise concluiu que o PBF foi responsável por uma redução significativa da proporção de pobres e por avanços notáveis nos indicadores de saúde e educação das famílias beneficiadas. Embora não tenha eliminado a pobreza, trouxe uma melhoria substancial na qualidade de vida dessas famílias. O PAC fortaleceu a infraestrutura regional, impulsionou o crescimento econômico local e criou empregos, contribuindo para a estabilidade macroeconômica. Apesar de não ter resolvido todos os problemas estruturais, representou um passo importante em direção a um desenvolvimento mais equitativo e duradouro. A introdução e expansão do uso de cisternas, embora não tenha resolvido integralmente a escassez de água na região semiárida, foi um avanço significativo rumo ao desenvolvimento sustentável e ao empoderamento daquela população. O FNDE elevou os indicadores educacionais e reduziu as taxas de evasão escolar, promovendo um desenvolvimento mais inclusivo e equitativo. Embora desafios educacionais ainda persistam, as melhorias alcançadas refletem um compromisso com a justiça social e o bem-estar da população. Assim, é notável o alinhamento dessas iniciativas com o conceito de novo/social desenvolvimentismo, ao promover a dignidade humana e a liberdade individual. Os resultados sugerem que as intervenções estatais tiveram efeitos positivos no desenvolvimento do Nordeste, corroborando as doutrinas do novo/social desenvolvimentismo. As políticas analisadas promoveram um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável na região, evidenciando um processo de desenvolvimentismo econômico e social. Por fim, tem-se que examinar as razões que diferenciam o desenvolvimento do Nordeste pode fornecer informações valiosas para guiar políticas sociais e econômicas que impulsionem ainda mais a região. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Novo/social desenvolvimentismo | pt_BR |
dc.subject | Políticas redistributivas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento socioeconômico | pt_BR |
dc.subject | Nordeste | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimentismo no Nordeste: efeitos do PBF, PAC, uso e acesso a cisternas e o FNDE entre 2003 e 2016 | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | COSTA, Ana Monteiro | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9997224640110046 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2889563456428123 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Economia | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the early 2000s, Brazil witnessed the emergence of a significant debate around new/social developmentalism, especially focused on the Northeast region. This region, historically marked by economic and social challenges, became the target of public policies aimed at reversing this unfavorable situation. In this context, this study explores the effects of specific policies aimed at the socioeconomic development of the Northeast, highlighting the concept of new/social developmentalism. Known for its disparities, the Northeast region has presented, over the years, lower socioeconomic indicators than other regions of the country. However, starting in 2003, progressive governments began to implement redistributive policies, catalyzing a debate on development with state intervention and introducing the proposal of new/social developmentalism. Therefore, this study analyzes the period from 2003 to 2016, characterized by the intensification of social and economic programs that aimed to alleviate poverty and promote sustainable development in the historically less favored region of Brazil. Historically, the Northeast began to be seen as a region and to receive more intense attention from the Federal Government's social programs and policies only in the mid-19th century, with an increase in the following century. At the beginning of the Juscelino Kubitschek government (1956 - 1961), while Brazil was experiencing accelerated economic growth, the Northeast was facing a severe crisis, exacerbated by droughts, which led social movements to demand structural reforms to mitigate these problems. Despite efforts such as the creation of the Working Group for the Development of the Northeast (GTDN) and the Superintendence for the Development of the Northeast (SUDENE), in the 1990s, more than three decades of regional planning focused on the Northeast, this region still stood out at the national level due to the precarious income of a large part of its population. Considering that it was only in 2003 that the Northeast began to grow at rates above the national average, even though it concentrated the largest number of poor people in the country, this research seeks to analyze the schools of thought of developmentalism, seeking to construct a concept for new/social developmentalism and, from this, to examine the effects of developmentalist proposals in the Northeast, based on the constructed concept. The representative programs chosen for analysis include the Bolsa Família Program (PBF), the Growth Acceleration Program (PAC), initiatives for access to cisterns and the National Fund for the Development of Education (FNDE). These programs are not understood as definitive solutions to all the challenges of regional development, but were selected because they address both economic and social dimensions in the development process of the Northeast, allowing a comprehensive analysis of the effects of these policies in both dimensions. Based on this analysis and based on the constructed concept, the aim is to determine whether the Northeast experienced, between 2003 and 2016, an effectively new/social developmentalist period. The analysis concluded that the PBF was responsible for a significant reduction in the proportion of poor people and notable advances in the health and education indicators of the families that benefited from it. Although it did not eliminate poverty, it brought about a substantial improvement in the quality of life of these families. The PAC strengthened regional infrastructure, boosted local economic growth and created jobs, contributing to macroeconomic stability. Although it did not solve all structural problems, it represented an important step towards more equitable and lasting development. The introduction and expansion of the use of cisterns, although it did not fully solve the water shortage in the semiarid region, was a significant advance towards sustainable development and the empowerment of that population. The FNDE raised educational indicators and reduced school dropout rates, promoting more inclusive and equitable development. Although educational challenges still persist, the improvements achieved reflect a commitment to social justice and the well-being of the population. Thus, the alignment of these initiatives with the concept of new/social developmentalism, by promoting human dignity and individual freedom, is notable. The results suggest that state interventions had positive effects on the development of the Northeast, corroborating the doctrines of new/social developmentalism. The policies analyzed promoted more inclusive and sustainable development in the region, evidencing a process of economic and social developmentalism. Finally, examining the reasons that differentiate the development of the Northeast can provide valuable information to guide social and economic policies that further boost the region. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6085278614365225 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Economia |
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