Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62328

Compartilhe esta página

Título: Legado de uma experiência: a mediação de leitura na Biblioteca Comunitária Peró
Autor(es): OLIVEIRA, Fernande Luiz de
Palavras-chave: Biblioteca comunitária;; mediação de leitura;; letramento literário;; clube de leitura.
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: OLIVEIRA, Fernande Luiz de. Legado de uma experiência: a mediação de leitura na Biblioteca Comunitária Peró. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho investiga as práticas de mediação de leitura realizadas na Biblioteca Comunitária Peró, com foco em crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. A pesquisa tem como questão norteadora: Como ocorrem as práticas de mediação de leitura na Biblioteca Comunitária Peró, direcionadas a esse público, e de que maneira as experiências e vivências proporcionadas pelo clube da leitura influenciam os participantes? O estudo visa compreender como a mediação de leitura impacta o engajamento dos jovens e contribui para a formação de leitores críticos e reflexivos, promovendo uma consciência crítica sobre o contexto social e cultural em que vivem. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o Clube de Leitura da Biblioteca Comunitária Peró, com foco nas experiências e vivências proporcionadas com leitores de 9 a 16 anos. Os objetivos específicos incluem: examinar as práticas de letramento literário no clube de leitura, investigar a influência da mediação de leitura no comportamento dos participantes e relatar, a partir da observação, como ocorrem as interações durante as atividades do clube de leitura e de que maneira o mediador contribui para o desenvolvimento do público-alvo. A metodologia adotada será qualitativa, com análise de dados coletados por meio de observação participante, e questionários. Os resultados indicam que, ao longo das atividades, os participantes ampliaram suas reflexões sobre temas sociais, como racismo e diversidade, e desenvolveram maior interesse pela leitura. As atividades interativas, como debates e dinâmicas, foram fundamentais para isso. Espera-se que a pesquisa contribua para a compreensão dos efeitos da mediação de leitura no desenvolvimento de uma percepção crítica entre os jovens da comunidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62328
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Fernande Luiz de Oliveira.pdf3,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons