Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6231
Título: População ribeirinha do Tapacurá sobre o espaço urbano de Vitória de Santo Antão - PE: qualidade de vida
Autor(es): de Albuquerque Melo, Carolina
Palavras-chave: IDH; População; Tapacurá
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Albuquerque Melo, Carolina; Correia de Oliveira Andrade, Manoel. População ribeirinha do Tapacurá sobre o espaço urbano de Vitória de Santo Antão - PE: qualidade de vida. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Os recursos naturais quando são explorados de forma irracional acarretam degradação ambiental. O desenvolvimento sustentável deve promover um meio ambiente ecologicamente equilibrado, somado a justiça social e a uma economia eficiente. Eis algumas agressões sofridas pelo rio Tapacurá: retirada da mata ciliar, queimada, manejo inadequado na agropecuária, erosão, despejo de lixo e de esgoto, sem a sociedade e o poder público demonstrarem maiores preocupações. É ainda insuficiente o número de pessoas conscientes da situação não só do rio, como da população ribeirinha, tão castigada pela última enchente. O objetivo geral desta dissertação é analisar a qualidade de vida da população ribeirinha urbana usando o parâmetro renda, escolaridade e expectativa de vida. Entre os procedimentos metodológicos, realizou-se delimitação cartográfica, pesquisa iconográfica e entrevistas junto aos moradores ribeirinhos a fim de encontrar subsídios para comprovar a sua real qualidade de vida. Apesar do IDH municipal ter aumentado da década de 1990 aos dias atuais, ainda está longe do tão almejado desenvolvimento sustentável, principalmente para os habitantes das margens do Tapacurá, já tão castigado pela questão da enchente em 2005
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6231
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão e Políticas Ambientais

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8120_1.pdf6,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.