Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62306
Compartilhe esta página
Título: | Epigenética na educação: proposta de uma sequência didática para explicar como o ambiente influencia a expressão gênica |
Autor(es): | NASCIMENTO, Cleicy Raquel da Silva |
Palavras-chave: | Epigenética; Ensino de biologia; Metodologia ativa; Livro pop-up |
Data do documento: | 17-Mar-2025 |
Citação: | NASCIMENTO, Cleicy Raquel da Silva. Epigenética na educação: proposta de uma sequência didática para explicar como o ambiente influencia a expressão gênica. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | A epigenética é um campo da biologia que investiga como os fatores ambientais influenciam a expressão gênica sem modificar a sequência do DNA. Compreender esses mecanismos é essencial para a educação científica, pois permite aos alunos relacionar conceitos biológicos ao seu cotidiano e reconhecer o impacto do ambiente na saúde e no desenvolvimento. Este trabalho propõe uma sequência didática inovadora para o Ensino Médio, abordando o tema “Epigenética na Educação”, com elaboração de um livro pop-up como ferramenta pedagógica interativa. O objetivo foi tornar o aprendizado mais acessível, envolvente e aplicável à realidade dos estudantes. A metodologia adotada se apoiou em práticas de ensino ativo, incentivando a participação dos alunos na construção do conhecimento. A sequência didática inclui discussões sobre o impacto da alimentação, do estresse e do comportamento materno na regulação epigenética, promovendo reflexões sobre hábitos saudáveis, qualidade de vida e a relação entre fatores ambientais e saúde humana. O uso do livro pop-up foi criado para envolver os estudantes em um aprendizado mais dinâmico, facilitando a assimilação de conceitos complexos sobre a epigenética. Os resultados apresentados auxiliam os docentes a ministrarem uma aula sobre o tema, ampliando a compreensão dos alunos sobre a aplicação desse conhecimento em contextos cotidianos – para uma maior consciência sobre suas escolhas pessoais - e como os comportamentos influenciam a saúde e o bem-estar das futuras gerações. A proposta visa não apenas à construção do conhecimento científico sobre epigenética, mas também ao desenvolvimento da reflexão crítica e da conscientização dos estudantes. A abordagem inovadora, baseada em metodologias ativas e recursos pedagógicos interativos na área da Genética, prepara os alunos para tomar decisões sobre seu estilo de vida e saúde. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62306 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - CLEICY RAQUEL DA SILVA NASCIMENTO .pdf | 3,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons