Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62306

Compartilhe esta página

Título: Epigenética na educação: proposta de uma sequência didática para explicar como o ambiente influencia a expressão gênica
Autor(es): NASCIMENTO, Cleicy Raquel da Silva
Palavras-chave: Epigenética; Ensino de biologia; Metodologia ativa; Livro pop-up
Data do documento: 17-Mar-2025
Citação: NASCIMENTO, Cleicy Raquel da Silva. Epigenética na educação: proposta de uma sequência didática para explicar como o ambiente influencia a expressão gênica. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A epigenética é um campo da biologia que investiga como os fatores ambientais influenciam a expressão gênica sem modificar a sequência do DNA. Compreender esses mecanismos é essencial para a educação científica, pois permite aos alunos relacionar conceitos biológicos ao seu cotidiano e reconhecer o impacto do ambiente na saúde e no desenvolvimento. Este trabalho propõe uma sequência didática inovadora para o Ensino Médio, abordando o tema “Epigenética na Educação”, com elaboração de um livro pop-up como ferramenta pedagógica interativa. O objetivo foi tornar o aprendizado mais acessível, envolvente e aplicável à realidade dos estudantes. A metodologia adotada se apoiou em práticas de ensino ativo, incentivando a participação dos alunos na construção do conhecimento. A sequência didática inclui discussões sobre o impacto da alimentação, do estresse e do comportamento materno na regulação epigenética, promovendo reflexões sobre hábitos saudáveis, qualidade de vida e a relação entre fatores ambientais e saúde humana. O uso do livro pop-up foi criado para envolver os estudantes em um aprendizado mais dinâmico, facilitando a assimilação de conceitos complexos sobre a epigenética. Os resultados apresentados auxiliam os docentes a ministrarem uma aula sobre o tema, ampliando a compreensão dos alunos sobre a aplicação desse conhecimento em contextos cotidianos – para uma maior consciência sobre suas escolhas pessoais - e como os comportamentos influenciam a saúde e o bem-estar das futuras gerações. A proposta visa não apenas à construção do conhecimento científico sobre epigenética, mas também ao desenvolvimento da reflexão crítica e da conscientização dos estudantes. A abordagem inovadora, baseada em metodologias ativas e recursos pedagógicos interativos na área da Genética, prepara os alunos para tomar decisões sobre seu estilo de vida e saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62306
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CLEICY RAQUEL DA SILVA NASCIMENTO .pdf3,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons