Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62286

Comparte esta pagina

Título : A memória na ontologia e criação artística do universo em Evaldo Coutinho
Autor : SILVA, Maria Betânia e
Palabras clave : Memória; Ontologia; Evaldo Coutinho; O lugar de todos os lugares; A artisticidade do ser; Filosofia brasileira
Fecha de publicación : 26-mar-2025
Citación : SILVA, Maria Betânia e. A memória na ontologia e criação artística do universo em Evaldo Coutinho. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A pesquisa objetiva compreender o lugar que a memória ocupa na ontologia de Evaldo Coutinho e como estrutura a experiência artística, cênica, representativa do universo criado pelo eu existenciador. Apresenta obras artísticas produzidas a partir de ideias que estabelecem relação com a memória e mostra a importância dela para a unidade da existência e autocompreensão na trajetória de vida. Portanto, como constituinte da existencialidade, ocupa um lugar primordial na confecção da experiência artística através das significações dadas pelo eu existenciador. Sua vinculação direta com a subjetividade aponta que, ontologicamente, sua ausência parece tornar impossível a humanidade no humano, visto que, a memória explicita a necessidade do exercício subjetivo, único, exclusivo de cada ato criador, pois preserva, edita, e supre lacunas na confecção artística.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62286
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Betânia e Silva.pdf2,99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons