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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62276
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Título: | Proposta de sequência didática para o ensino de fungos e micoses no ensino médio |
Autor(es): | SANTOS, Bianca Alecsandra dos |
Palavras-chave: | Microbiologia; Ensino-aprendizagem; Ensino por investigação; Saúde |
Data do documento: | 24-Mar-2025 |
Citação: | SANTOS, Bianca Alecsandra dos. Proposta de sequência didática para o ensino de fungos e micoses no ensino médio (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | A integralização da educação e saúde vem ganhando cada vez mais notoriedade no meio acadêmico, pois é através dessa associação que se pode fazer intervenções significativas na vida dos cidadãos. Este trabalho tem por finalidade então, estimular o desenvolvimento de saberes científicos dos alunos na sala de aula, através da metodologia ativa ensino por investigação, propondo a ferramenta de sequência didática (SD) para ensino médio sobre o tema fungos e micoses, visando promover o conhecimento sobre fungos e a sua importância médica, com o intuito de que os estudantes possam conhecer e identificar os tipos de infecções que podem ser causadas por esses seres. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas de trabalhos que abordam sobre a importância do ensino de microbiologia no ensino básico e como o ensino ativo na educação pode colaborar para a construção do conhecimento no ensino de ciências. Os resultados da pesquisa indicam não só a relevância do ensino de microbiologia na integralização educação-saúde, mas também a necessidade da adaptação de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem atual, incentivando os estudantes a serem protagonistas do próprio conhecimento, estimulando o pensamento crítico e reflexivo e que além disso, eles consigam fazer associações dos conteúdos teóricos com o próprio cotidiano, facilitando o entendimento dos conteúdos pragmáticos. Conclui-se a partir disso a significância do conhecimento de microbiologia no ensino básico, contribuindo não só à nível de prevenção, mas também impedindo a propagação da desinformação sobre micoses e fungos patogênicos e a importância do desenvolvimento de ferramentas facilitadoras, que auxiliem o professor no processo de ensino-aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62276 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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