Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62266

Compartilhe esta página

Título: O treinamento e desenvolvimento de funcionários de organizações públicas e privadas na região metropolitana do Recife : avaliando os condicionantes e impactos, incluindo os efeitos da pandemia da COVID-19
Autor(es): OLIVEIRA, Ana Claudia Bandeira de Melo
Palavras-chave: Treinamento; Desenvolvimento; Gestão de Pessoas; Pandemia da COVID-19
Data do documento: 29-Mai-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Ana Claudia Bandeira de Melo. O treinamento e desenvolvimento de funcionários de organizações públicas e privadas na região metropolitana do Recife: avaliando os condicionantes e impactos, incluindo os efeitos da pandemia da COVID-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Neste estudo, buscou-se analisar as práticas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) em organizações públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife (RMR), em Pernambuco, identificando e examinando seus condicionantes e impactos. A pesquisa investigou também os efeitos da pandemia da COVID-19 e da crise sanitária nas práticas de T&D, comparando dados pré-pandemia (2019) com o contexto atual. Foram consideradas questões pertinentes e relevantes à chegada do Século XXI, tais como a Revolução Digital, a Hipercultura, a Teoria da Mediação Cognitiva e as competências STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Pretendeu-se, através desta investigação, compreender a implementação do T&D nas organizações, seu impacto na produtividade e desempenho dos colaboradores e, por consequência, no sucesso empresarial. Ao longo do trabalho, foram discutidos os benefícios do T&D para as empresas e os colaboradores, a importância da capacitação em habilidades STEM, a influência da Revolução Digital e da Hipercultura nas práticas de T&D; e como a pandemia da COVID-19 afetou essas práticas. Utilizando uma abordagem quantitativa, de caráter exploratório, observacional e transversal, o estudo analisou os dados coletados através de questionários estruturados com perguntas incluindo sociodemografia, vida profissional, traços de liderança, Mini Teste de QI, Teste de Hiperculturalidade e a versão brasileira do TIPI (Ten-Item Personality Inventory), para medida das dimensões de Personalidade do Big Five. Portanto, a pesquisa buscou contribuir para o entendimento das práticas de T&D e seus desdobramentos no cenário empresarial da RMR, apresentando achados com implicações relevantes para os profissionais da área de gestão de pessoas. Ao final, foi sugerida a realização de futuras pesquisas, que poderiam investigar a eficácia de diferentes modalidades de T&D, tais como presencial, online e híbrido, em contextos variados, bem como seu impacto no bem- estar e na inovação. Além disso, seria relevante explorar as práticas de T&D voltadas para a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62266
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Claudia Bandeira de Melo Oliveira.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons