Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62246

Compartilhe esta página

Título: Caracterização das propriedades hidrodinâmicas nas camadas subsuperficiais, de uma barragem subterrânea por meio da Metodologia Beerkan
Autor(es): SANTOS, Tales Vinicius Severino dos
Palavras-chave: semiárido; tecnologias sócio hídricas; curva de retenção
Data do documento: 16-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Tales Vinicius Severino Dos. Caracterização das propriedades hidrodinâmicas nas camadas subsuperficiais, de uma barragem subterrânea por meio da Metodologia Beerkan. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A falta de água é um dos principais problemas enfrentados na região semiárida. A implantação de barragens subterrâneas representa uma significativa contribuição para as comunidades que habitam o semiárido, constituindo-se como uma tecnologia socio- hídrica crucial. Essas estruturas são recarregadas durante o período chuvoso, armazenando água nos poros do aluvião para uso durante os períodos de estiagem. Nesse contexto, a compreensão das propriedades hidrodinâmicas do solo se revela de suma importância, pois influenciam diretamente na dinâmica da barragem. Este estudo teve como objetivo caracterizar as propriedades hidrodinâmicas do solo em uma trincheira localizada no agreste do estado de Pernambuco, empregando a metodologia Beerkan para determinar os parâmetros de forma e normalização das curvas θ(h) e K(θ). A determinação dessas características hidrodinâmicas, seja através de análises laboratoriais ou em campo, geralmente demanda um grande volume de informações, tornando o processo demorado e oneroso. Os resultados obtidos revelaram os parâmetros de forma (m, n, η) e os de normalização (θs, Ks, hg), os quais foram utilizados para obter as curvas de retenção e de condutividade hidráulica da água nos solos estudados. Concluiu-se que o método Beerkan se mostrou apropriado, robusto e totalmente adaptado para modelar a infiltração tridimensional no campo. Os ensaios granulométricos revelaram três tipos de texturas distintas dentro do perfil de solo de 120 cm da barragem subterrânea localizada na região semiárida pernambucana, sendo franco arenoso, areia franca e arenoso. Por meio do método Beerkan, foram obtidos resultados consistentes para os parâmetros de forma e de normalização dos solos estudados, alinhados com o que é reportado na literatura. Os resultados também demonstraram que existe uma variação relevante das propriedades hidrodinâmicas entre as cinco camadas de solo que compõe o perfil do depósito aluvionar em que a barragem foi implementada. As variações ficam evidentes quando se analisa os parâmetros de normalização e principalmente nas curvas de condutividade hidráulica e de retenção da água no solo fornecidas pelo Beerkan Estimation of Soil Transfer parameters (BEST).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62246
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tales Vinicius Severino dos Sant.pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons