Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62239

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da atividade do composto LPSF/NA-7 ( Tiazolidínico 3,5-diaril) na consolidação de memórias traumáticas em ratos
Autor(es): LIMA, Crysvane Araújo de Oliveira
Palavras-chave: Memória; Cognição; Trauma; Tiazolidina
Data do documento: 14-Abr-2025
Citação: LIMA, Crysvane Araújo de Oliveira. Avaliação da atividade do composto LPSF/NA-7 ( Tiazolidínico 3,5-diaril) na consolidação de memórias traumáticas em ratos. 2025. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas Bacharelado, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um distúrbio mental grave caracterizado por um medo excessivo, frequentemente desencadeado por eventos estressantes contínuos ou esporádicos. Uma abordagem terapêutica alternativa para o tratamento do TEPT é a extinção da memória de medo, que não apaga a memória traumática, mas reduz a intensidade da resposta emocional associada. Esse processo pode ser eficientemente modelado em estudos com animais. O composto tiazolidínico inédito (LPSF/NA-7), sintetizado pelo Laboratório de Planejamento e Síntese de Fármacos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresenta atividade ansiolítica em modelo animal, mas seus efeitos na memória traumática ainda não foram explorados. Neste estudo, investigamos o impacto do LPSF/NA-7 sobre o enfraquecimento do traço de memória de medo em ratos, bem como seu potencial efeito ansiolítico e sua dependência das vias glutamatérgicas e dopaminérgicas. Ratos Wistar machos adultos foram submetidos ao condicionamento de medo, no qual receberam um estímulo aversivo (choque). Antes da exposição ao choque, os animais receberam administração intraperitoneal (i.p.) de PBS ou do composto LPSF/NA-7, na dose de 300mg/kg. Nos dias subsequentes, foi avaliada a extinção da memória de medo e o comportamento ansiolítico dos animais. Os resultados indicam que os animais tratados com LPSF/NA-7 apresentaram uma redução significativa no traço de memória de medo, além de um efeito ansiolítico nos testes comportamentais realizados. Esses achados sugerem que o LPSF/NA-7 pode induzir a extinção da memória de medo sem gerar respostas ansiogênicas, destacando seu potencial como uma abordagem promissora para o tratamento de transtornos relacionados ao medo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62239
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Crysvane Araújo de Oliveira Lima.pdf829,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons