Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62204
Compartilhe esta página
Título: | Risco! Experimental e os estudos de modelo vivo |
Autor(es): | CINTRA, Eduarda Tenório |
Palavras-chave: | Desenho de modelo vivo; Performance; Estágio Curricular em Artes Visuais |
Data do documento: | 22-Set-2023 |
Citação: | CINTRA, Eduarda Tenório. Risco! Experimental e os estudos de modelo vivo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho de conclusão de curso aborda a experiência de estágio no grupo de desenho Risco! Experimental, destacando aspectos tradicionais e expandidos da modelagem viva. Diferente da dinâmica acadêmica tradicional, em que o modelo é considerado objeto de estudo, nesses encontros o modelo vivo é protagonista da sessão, pois desenvolve elementos de performance, da arte contemporânea com pautas pessoais e da ambientação. O estudo contribui para compreender como acontece a dinâmica única dos estudos de desenho com modelo vivo promovidos pelo RISCO! Experimental, em Recife/Pernambuco. A análise é realizada a partir das perspectivas de uma estagiária que desenvolveu a triagem dos modelos vivos, a organização da equipe e o material de apoio, durante o Estágio Curricular Obrigatório em Ensino das Artes Visuais, na Universidade Federal de Pernambuco. No estudo, também são consideradas as possíveis relações com autoras e autores relevantes no campo do Ensino das Artes Visuais, tais como Edith Derdik (1955), Ana Mae Barbosa (1936), Dewey (1895) e Vygotsky (1896). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62204 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Artes Visuais - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC EDUARDA TENÓRIO CINTRA.pdf | 5,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons