Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62193

Compartilhe esta página

Título: Fitoterápicos e desempenho desportivo : uma análise sobre os efeitos das Plantas Eurycoma longifolia Jack, Panax ginseng, Rhodiola rosea E Trigonella foenum graecum.
Autor(es): CIRILO FILHO, Pedro Ditácio
Palavras-chave: Nutrição; Esporte; Fitoterápicos; Ergogênicos; Suplementos
Data do documento: 25-Mar-2025
Citação: CIRILO FILHO, Pedro Ditácio. Fitoterápicos e desempenho esportivo: Uma análise sobre o efeito das plantas Eurycoma longifolia Jack, Panax ginseng, Rhodiola rosea e Trigonella foenum graecum. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A análise da necessidade de utilização de recursos ergogênicos é importante na prática do nutricionista esportivo, tendo em vista os benefícios na melhoria da performance e diminuição da fadiga pós exercício. Ademais, o uso de fitoterápicos como suplementação nutricional é uma prática antiga, que vem em crescente utilização por esportistas e pela população geral. Em vista disto, o presente estudo tem como objetivo Identificar e descrever os efeitos ergogênicos da suplementação dos fitoterápicos: Eurycoma longifolia, Panax ginseng, Rhodiola rosea, e Trigonella foenum-graecum em pessoas fisicamente ativas. Deste modo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando as seguintes chaves de busca: (1) “Trigonella foenum-graecum” AND “exercise”; (2) “Trigonella foenum-graecum” AND “performance-enhancing substances”; (3) “Eurycoma longifolia Jack” AND “exercise”; (4) “Eurycoma longifolia Jack” AND “performance-enhancing substances”; (5) “Ginseng Panax” AND “exercise” (6) “Ginseng Panax” AND “performance-enhancing substances”; (7) “Rhodiola Rosea” AND “exercise” (8)“Rhodiola Rosea” AND “performance-enhancing substances” nas bases de dados online: Lilacs, PubMed, SCOPUS, SciELO, PAHO e WHOLS. Os critérios de inclusão foram: (1) estudos realizados nos últimos dez anos, (2) estudos experimentais, realizados em humanos e (3) escritos nas seguintes línguas: “Inglês”, “Português” ou “Espanhol”. Os critérios de exclusão foram: (1) pesquisas do tipo revisão da literatura e meta-análises, (2) estudos desenvolvidos em animais e (3) pesquisas com associação de outros suplementos. Após a pesquisa e triagem dos trabalhos foram encontrados 12 artigos, dos quais três relataram sobre a Eurycoma longifolia Jack, um sobre Panax ginseng, seis sobre Rhodiola rosea e dois em relação a Trigonella foenum-graecum. Aspectos positivos sobre a utilização dos fitoterápicos foram encontrados, com destaque para a Rhodiola rosea que demonstrou diversos benefícios em relação a percepção de dor muscular, amplitude de movimento, força, e desempenho psicomotor, em protocolos diferentes de teste e de suplementação. Contudo, devido ao baixo número de artigos encontrados, novas pesquisas são necessárias para determinação da eficiência na utilização desses fitoterápicos no meio esportivo. Ademais, não foram encontrados limites de toxicidade em sua utilização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62193
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Pedro Ditacio Cirilo Filho.pdf9,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons