Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62166
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GAMA NETO, Ricardo Borges | - |
dc.contributor.author | PIRES, Lívia Rodrigues de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-04T23:03:26Z | - |
dc.date.available | 2025-04-04T23:03:26Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, Livia Rodrigues de Lima. Por que alguns países conseguem melhorar a qualidade de vida da população e outros não? Uma análise do welfare state na América Latina. 2025. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62166 | - |
dc.description.abstract | A América Latina ainda é fortemente marcada pelas desigualdades e, apesar dos recentes avanços, ainda há déficits significativos nas políticas sociais e notável variação nos resultados de bem-estar. Isto remete ao seguinte questionamento: porque alguns países conseguem melhorar a qualidade de bem-estar do seu povo e outros países não conseguem ou até regridem? Neste trabalho, examina-se a influência da democracia e da capacidade estatal – compreendida pela arrecadação de receitas, qualidade da burocracia, qualidade regulatória e controle da corrupção – no bem-estar social dos países latino-americanos. Com base na literatura, foram formuladas hipóteses que integram as dimensões fiscal e burocrática da capacidade estatal, além de aspectos de governança, como o controle da corrupção. Supõe-se que um Estado efetivo é capaz de promover dignidade e garantir os direitos sociais com base na cidadania e espera-se que um longo período democrático favoreça, de fato, o bem-estar social. Com isso, foi possível realizar uma análise mais detalhada sobre a variação da capacidade e governança na provisão de bem-estar dos países. Foram realizadas duas análises empíricas para testar as hipóteses formuladas. Na primeira, foram aplicadas as técnicas, Times-Series Cross-Section e Modelo Linear Generalizado para duas variáveis de bem-estar. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e os gastos sociais foram usados como representantes do bem-estar social e as regressões foram estimadas com efeitos fixos e com erros padrão robustos, compreendendo o período de 1996 a 2019. Na segunda análise empírica, foi aplicada a Análise de Componentes Principais e seus componentes foram incluídos nos modelos de regressão construídos. Os principais resultados sugerem que a arrecadação e a duração democrática têm um efeito positivo e consistente com o bem-estar social medido tanto pelo IDH quanto pelo gasto social. A hipótese sobre a qualidade burocrática foi confirmada nos modelos com IDH, sugerindo que uma maior eficiência burocrática melhora o desenvolvimento humano e o bem-estar. No entanto, os efeitos do controle da corrupção e da qualidade regulatória apresentaram resultados ambíguos, apresentando variações entre as técnicas. Esta pesquisa avança ao acrescentar ao debate o uso do IDH como medida de bem-estar e ao abordar dimensões da capacidade estatal. Ao incorporar variáveis como burocracia e corrupção à análise, amplia-se a compreensão sobre o bem-estar social e oferece implicações relevantes para a implementação de políticas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.subject | Bem-estar social | pt_BR |
dc.subject | Burocracia | pt_BR |
dc.subject | Capacidade estatal | pt_BR |
dc.subject | Corrupção | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.title | Por que alguns países conseguem melhorar a qualidade de vida da população e outros não? Uma análise do welfare state na América Latina | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0052567700388980 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0745797282377260 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia Politica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Latin America is still marked by inequality and, despite recent advances, there are still significant deficits in social policies and notable variations in welfare outcomes. This raises the following question: why do some countries manage to improve the quality of their welfare while others are unable to do so or even regress? This work examines the influence of democracy and state capacity – understood as tax revenue, bureaucratic quality, regulatory quality and control of corruption – on the social well-being of Latin American countries. Based on the literature, hypotheses were formulated that integrate the fiscal and bureaucratic dimensions of state capacity, in addition to governance aspects, such as control of corruption. It is assumed that an effective state can promote dignity and guarantee social rights based on citizenship, and it is expected that a long democratic period will, in fact, favor social well-being. This made it possible to conduct a more detailed analysis of the variation in capacity and governance in the provision of welfare across countries. Two empirical analyses were conducted to test the hypotheses formulated. In the first, the Times-Series Cross-Section (TSCS) and Generalized Linear Model (GLM) techniques were applied to two welfare variables. The Human Development Index and social spending were used as proxies for social welfare and the regressions were estimated with fixed effects and robust standard errors, covering the period from 1996 to 2019. In the second empirical analysis, Principal Component Analysis (PCA) was applied and its components were included in the regression models constructed. The main results suggest that tax collection and democratic duration have a positive and consistent effect on social welfare measured by both the HDI and social spending. The hypothesis about bureaucratic quality was confirmed in the models with HDI, suggesting that greater bureaucratic efficiency improves human development and welfare. However, the effects of corruption control and regulatory quality presented ambiguous results, with variations between the techniques. This research advances by adding to the debate the use of the HDI as a measure of welfare and by addressing dimensions of state capacity. By incorporating variables such as bureaucracy and corruption into the analysis, understanding of social well-being is expanded and relevant implications on policy implementation are offered. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Ciência Política |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Lívia Rodrigues de Lima Pires.PDF | 3,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons