Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62154
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CALDAS JUNIOR, Arnaldo de França | - |
dc.contributor.author | SILVA NETO, Manoel Nunes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-04T19:44:55Z | - |
dc.date.available | 2025-04-04T19:44:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-08 | - |
dc.identifier.citation | Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62154 | - |
dc.description.abstract | O artigo XXV da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, define que todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe e à sua família, saúde e bem-estar, incluindo cuidados médicos. Com isso, depreende-se que um indivíduo não deve esperar receber um padrão inferior de cuidados devido a sua raça, idade, identidade de gênero, sexualidade, credo religioso ou qualquer outra característica que não seja relevante a manutenção de sua saúde. Entretanto, estudos revelam que o processo de tomada de decisão de profissionais de odontologia costuma envolver critérios subjetivos que podem levar a elaboração e execução de um plano de tratamento inferior. No entanto, existem poucos achados na literatura que avaliam esse processo de decisão envolvendo estudantes de odontologia e por qual motivo isso acontece. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo constatar na literatura a influência do sexo, identidade de gênero, idade e raça do paciente na decisão terapêutica dos graduandos de odontologia e sua correlação com a grade curricular do curso. Com isso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura utilizando as bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), tendo como critérios de inclusão artigos originais em inglês e português. Diante disso, depreende-se que através da metodologia de ensino nos cursos de odontologia e consequentemente a ausência de disciplinas de cunho social e histórico, esses alunos ao serem confrontados com pacientes negros, as suas tomadas de decisões não são influenciadas por esse fator, no entanto, quando esses estudantes estão diante da busca pelo não êxito de um tratamento realizado, há uma maior responsabilização desse insucesso para o paciente negro comparado aos seus pares. Em relação ao etarismo, mesmo com resultados satisfatórios afirmando que a idade não é um fator determinante para tomada de decisão desses futuros profissionais, estudos alertam para melhorias durante o atendimento dessa população e um maior número de disciplinas, sobre o envelhecimento da população e odontogeriatria, para coibir atitudes discriminatórias no ambiente acadêmico. Em relação a influência de outros grupos (pacientes trans e mulheres cis) envolvendo a tomada de decisão clínica, não foi possível constatar na literatura, sendo necessário a publicação de estudos que analisem esses outros fatores. Com isso, teremos estudantes, desde a graduação, preparados para atender as demandas dessa população, entendendo que a sua função é de extrema importância para a universalização da assistência odontológica. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tomada de decisão clínica | pt_BR |
dc.subject | Saúde bucal | pt_BR |
dc.subject | Educação profissionalizante | pt_BR |
dc.subject | Iniquidades em saúde | pt_BR |
dc.subject | Discriminação social | pt_BR |
dc.title | A influência do sexo, gênero, idade e raça do paciente na decisão terapêutica dos estudantes de odontologia. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LINS FILHO, Paulo Cardoso | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1742069807538716 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Article XXV of the Universal Declaration of Human Rights of 1948 defines that every human being has the right to a standard of living adequate for the health and well-being of himself and of his family, including medical care. This implies that an individual should not expect to receive a lower standard of care because of race, age, gender identity, sexuality, religious belief, or any other characteristic that is not relevant to the maintenance of his or her health. However, studies reveal that the decision-making process of dental professionals often involves subjective criteria that can lead to the development and execution of an bottom treatment plan. Nonetheless, there are few findings in the literature that evaluate this decision-making process involving dental students and why this happens. In this sense, the present study aims to verify in the literature the influence of sex, gender identity, age and race of the patient in the therapeutic decision of undergraduate dental students and its correlation with the course curriculum. A narrative review of the literature was conducted using the PubMed and Virtual Health Library (VHL) databases, using original articles in English and Portuguese as inclusion criteria. Therefore, it can be concluded that, due to the teaching methodology used in dental courses and the consequent absence of social and historical subjects, when these students are confronted with black patients, their decision-making is not influenced by this factor, however, when these students are faced with the search for the failure of a treatment performed, there is greater responsibility for this failure for the patient black compared to their peers. Regarding ageism, even with satisfactory results stating that age is not a determining factor in the decision making of these future professionals, studies call for improvements during the care of this population and a greater number of subjects about the aging population and odontogeriatrics, in order to curb discriminatory attitudes in the academic environment. Regarding the influence of the other groups mentioned (trans patients and cis women) involving clinical decision making, it was not possible to find it in the literature, and it is necessary to publish studies that analyze these other factors. With this, we will have students, since graduation, prepared to meet the demands of this population, understanding that their role is extremely important for the universalization of dental care. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva | pt_BR |
dc.degree.graduation | Odontologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Odontologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FINAL TCC.pdf | 565,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
FINAL TCC.docx | 743,78 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons