Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62134

Compartilhe esta página

Título: Recursos didáticos produzidos para os estudantes surdos no ensino de ciências e biologia na educação regular: uma revisão da literatura
Autor(es): HORA, Girlaine Maria da
Palavras-chave: materiais didáticos; ensino pessoa com deficiência
Data do documento: 14-Mar-2025
Citação: HORA, Girlaine Maria da. Recursos didáticos produzidos para os estudantes surdos no ensino de ciências e biologia na educação regular: uma revisão da literatura. 2025. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciencias Biologicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: O ensino regular comum ainda enfrenta obstáculos na disponibilização de recursos inclusivos para estudantes surdos, devido à falta de capacitação adequada dos professores, que não recebem formação especializada, especialmente nos componentes curriculares como ciências e biologia, que abordam grande quantidade de conceitos e terminologias. Diante disso, o uso de recursos pedagógicos acessíveis é crucial para estabelecer estratégias que promovam a experimentação, a reflexão e o envolvimento ativo, tornando o processo de aprendizado mais relevante para esses estudantes. Esta pesquisa analisou a utilização de recursos didáticos considerados eficazes no ensino e aprendizagem de estudantes surdos, nessas disciplinas da educação básica em escolas regulares no Brasil, além de traçar o panorama regional da produção acadêmica sobre o tema por meio de uma abordagem quantitativa. Para isso, realizamos uma revisão da literatura com artigos publicados entre 2014 e 2024, consultando as bases de dados SciELO e o Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicaram que os recursos mais empregados incluem jogos, vídeos e modelos didáticos, devido à facilidade de produção, aos custos reduzidos e às contribuições para a construção do conhecimento por meio da LIBRAS. As áreas de citologia, embriologia e reprodução humana receberam maior atenção na produção de materiais, enquanto a botânica apresentou menor desenvolvimento de recursos adaptados. Em relação aos estudos por região, o Sudeste concentrou a maior quantidade de pesquisas. O uso de diferentes ferramentas pedagógicas configura-se como uma estratégia promissora, pois permite identificar os recursos mais eficazes para os estudantes surdos, auxiliando os professores na seleção e aplicação de materiais didáticos adequados às necessidades desses alunos na escola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62134
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIRLAINE MARIA DA HORA TCC UFPE.pdf591,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons