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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/621
Title: A Responsabilidade Social Corporativa no processo de privatização em Pernambuco: uma leitura institucional
Authors: BARBOSA, Alba de Oliveira
Keywords: Processo de Institucionalização;Legitimidade;Isomorfismo;Privatização;Responsabilidade social;Pernambuco
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Oliveira Barbosa, Alba; Amélia Pereira de Carvalho, Cristina. A Responsabilidade Social Corporativa no processo de privatização em Pernambuco: uma leitura institucional. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo verificar se a crescente adoção de ações sociais corporativas caracteriza um processo de institucionalização da responsabilidade social nas empresas privatizadas em Pernambuco. Para tanto, foi utilizada como marco teórico a teoria institucional para analisar a evolução do envolvimento social das empresas. O procedimento metodológico está fundamentado numa abordagem qualitativa dos dados primários e secundários coletados através de entrevistas, sites das empresas e documentos institucionais. As técnicas de análises de dados utilizadas foram a análise documental e a análise do discurso. Foi feita a descrição dos casos identificando como se caracteriza atuação social das empresas enquanto estatais e, mais recentemente, quando privatizadas. Verificou-se que após a privatização, as empresas analisadas passaram a criar institutos ou departamentos responsáveis pelas ações sociais e incorporaram valores éticos e a responsabilidade social em suas missões, visões e valores organizacionais. O trabalho conclui a responsabilidade social está em processo de institucionalização nas empresas privatizadas em Pernambuco, entretanto, apesar dos avanços na área social, identificados na pesquisa, a institucionalização completa da responsabilidade social nas referidas empresas ainda não se verifica. O discurso de empresa socialmente responsável está incorporado nos discursos dos dirigentes e nos documentos institucionais, entretanto, a responsabilidade social não é vista como norma, evidenciando várias desconexões entre a retórica e a prática
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/621
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Antropologia

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